1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Covid-19: Polícia detém militares por desrespeitarem medidas

Lusa | tm
24 de julho de 2021

Polícia moçambicana deteve militares que bebiam álcool armados e fardados na cidade de Pemba, norte do país, num aglomerado nesta sexta-feira (23.07), violando as medidas de prevenção de Covid-19.

https://p.dw.com/p/3xzNU
Mosambik Gebäude von Polizeistation in Cabo Delgado Provinz
Foto de arquivo.Foto: DW

Segundo o porta-voz do comando da polícia em Cabo Delgado Ernesto Madungue avançou à comunicação social, os militares constituem "a maioria" das 28 detenções realizadas na noite de sexta-feira na cidade de Pemba, no âmbito da "Operação Máscara", que está a ser executada em todo o país para a aplicação das medidas de prevenção de Covid-19.

"Infelizmente, tivemos essa situação, parte dos membros das Forças de Defesa e Segurança [detidos] foram encontrados a agir fora daquilo que são as normas" de prevenção do novo coronavírus, adiantou Madungue.

Sem avançar números, o porta-voz da polícia em Cabo Delgado assinalou que a maioria dos membros das Forças Armadas detidos estava armada com pistolas, tendo sido apreendidas.

Infographic COVID-19 New Cases Per Capita – 2021-07-21 – global - Portuguese (Africa)

"Queremos que sejam exemplo"

"Queremos apelar a todos os cidadãos e, em particular, membros das Forças de Defesa e Segurança, para que sejam um exemplo e eduquem os demais a cumprirem as normas, porque partimos do princípio de que têm o domínio e o conhecimento da lei", acrescentou.

Moçambique está em plena terceira vaga da pandemia de Covid-19 e contabiliza 1.232 mortes e 107.309 casos, dos quais 76% recuperados e 487 estão internados.

Devido ao aumento de casos da pandemia, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, agravou as limitações ao comércio e circulação de pessoas, baixado das 22h para 21h o início do recolher obrigatório. 

Vacinas Covid-19 - como funcionam as vacinas mRNA?