1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique: "Não há desculpa" para adiar pagamento da dívida

Lusa | nn
26 de outubro de 2017

O grupo de detentores de 70% da dívida pública de Moçambique considera que a proposta de reestruturação apresentada pelo Governo "é inviável" e que "já não há desculpas" para o processo não avançar.

https://p.dw.com/p/2mZST
Foto: DW/M. Sampaio

A proposta de reestruturação da dívida moçambicana "é inviável porque procurou juntar as legítimas reivindicações dos detentores de títulos de dívida, com as revindicações evidentemente suspeitas de certas empresas patrocinadas pelo Estado", lê-se numa declaração do Grupo Global de Detentores de Títulos de Dívida Pública de Moçambique (Global Group of Mozambique Bondholders - GGMB, no acrónimo em inglês). 

Numa nota enviada à agência de informação financeira Bloomberg, este grupo, que diz deter quase 70% dos títulos de dívida emitidos pelo Governo, no seguimento, em 2015, da reconversão das obrigações da Empresa Moçambicana de Atum, de abril de 2013, considera que um ano depois da assunção da incapacidade de pagamentos por parte do Governo, é tempo de avançar.  

"Já não há qualquer desculpa de falta de capacidade política para andarmos para a frente", no seguimento do congresso da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), no poder, argumentam os detentores dos títulos de dívida que Moçambique garantiu não ter capacidade para pagar, faz esta semana um ano. 

Estratégia do Governo posta em causa

Os detentores de 70% dos 727,5 milhões de dólares de dívida pública emitida em abril do ano passado consideram que a estratégia do Governo está errada, desde logo porque pretendem que os credores de empréstimos de empresas públicas e os credores de títulos de dívida sejam equiparados e tratados de igual maneira.  

"O Governo exigiu que os detentores de dívida pública avancem com mais um alívio financeiro para acomodar a posição dos credores dos empréstimos suspeitos", o que é "uma abordagem inaceitável", dizem. 

Durante o último ano, "as fontes judiciais e forenses sublinharam a ilegalidade das alegadas garantias governamentais", sublinham estes credores, que argumentam que "o Governo devia retirar as garantias aos empréstimos à Proindicus, MAM e liquidá-los juntamente com a EMATUM", o que permitiria que todos os credores recebessem as verbas em falta. 

USA IWF Haupteingang
Moçambique pediu, sem sucesso, novo resgate financeiro ao FMI no final de 2016Foto: picture-alliance/dpa/J. Lo Scalzo

Crise da dívida oculta começou há um ano

O Governo de Moçambique assumiu oficialmente em outubro de 2016 a incapacidade financeira para pagar as prestações das dívidas das empresas públicas com empréstimos ocultos, defendendo uma reestruturação dos pagamentos e uma nova ajuda financeira do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Na altura, a dívida pública atingiu os 130% do Produto Interno Bruto (PIB). Desde então, as maiores agências de notação financeira cortaram o "rating" do país, que entrou em incumprimento financeiro ("default") e viu os indicadores económicos degradarem-se ao ponto de o FMI antecipar um crescimento económico de 4,7%, o mais baixo do milénio.

Saltar a secção Mais sobre este tema