1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Dezenas protestam contra maus tratos de cães, em Cabo Verde

Lusa | cvt
25 de agosto de 2018

Cerca de 50 pessoas e alguns cães marcharam pelo centro da capital cabo-verdiana, denunciando a "bárbara e ilegal" eletrocussão de cães e apelando por uma gestão ética da população canina. 

https://p.dw.com/p/33ldx
Straßenhund
Imagem ilustrativaFoto: Marco Longari/AFP/Getty Images

Promovida pelo Movimento Civil para as Comunidades Responsáveis (MCCR), a marcha de demonstração do amor pelos animais decorreu de forma ordeira e animada, com os participantes a empunharem cartazes, nos quais se podia ler "não ao extermínio massivo de cães" e "respeito por todos os seres vivos".

Ao som de "Não à violência, amor aos animais", os marchantes subiram desde a Várzea até ao Plateau, o centro da Cidade da Praia, na ilha cabo-verdiana de Santiago.

Débora Carvalho, membro e fundadora do Movimento, disse à agência Lusa que reconhece que pessoas estão interessadas em tratar melhor os seus animais, embora às vezes "não saibam bem como expressar esse afeto".

"Vamos ter com os donos dos animais aos bairros e eles vêm ter connosco para desparasitarmos os seus cães. Explicamos como controlar a população e cuidar melhor da saúde dos animais e as pessoas entendem e demonstram que até querem fazer melhor", disse.

Avenida dos Combatentes Liberdade da Patria, Cidade da Praia
Vista parcial da Cidade da PraiaFoto: DW/A. Semedo

Abate e maus tratos

Na Praia, onde as estimativas apontam para a existência de 20 mil cães, são muitas as denúncias que chegam ao MCCR sobre a forma "cruel e ilegal" como se está a proceder ao controlo da população canina. 

"A lei determina que os animais, após serem colhidos pelos serviços camarários ,sejam adotados, castrados ou, se se justificar, abatidos, mas sempre de forma indolor", referiu Débora Carvalho. 

Contudo, o Movimento garante que o cenário é muito diferente. "Estão a oferecer 300 escudos cabo-verdianos (2,72 euros) por cada cabeça de cão recolhido. Os cães são caçados e levados para a lixeira da Praia, onde uma estrutura de ferro está preparada para a eletrocussão dos animais, causando-lhes um sofrimento completamente desnecessário," descreveu. 

Débora Carvalho adiantou que, no meio desta caçada, muitos animais que têm donos são recolhidos e abatidos, pois os proprietários nem sempre têm 1.500 escudos cabo-verdianos (13.59 euros) para os ir buscar.

Os elementos do MCCR já chamaram várias vezes a polícia, contando-lhes o sucedido, mas não tiveram até agora qualquer resposta, disse. 

Paralelamente, o Movimento está empenhado em influenciar o poder político no sentido de tomar a iniciativa de legislar sobre esta matéria. O grande objetivo é criar uma lei que criminalize os maus tratos aos animais.