Dia sem carros na capital da Etiópia

Dia sem carros na capital da Etiópia

Pausa para respirar

Há seis meses que Addis Abeba tem um Dia Sem Carros - uma pausa para respirar fundo numa cidade de 4 milhões de habitantes, onde há filas de carros constantemente. Em muitas zonas, os carros podem continuar a circular, mas noutras o trânsito é proibido. Só esta iniciativa não chega para resolver o problema da poluição na cidade. Mas este é certamente um bom ponto de partida.

Dia sem carros na capital da Etiópia

Um pezinho de futebol

O Dia Sem Carros é um bom dia para fazer exercício. O futebol é o desporto mais popular no país, e deu para vir isso no último Dia Sem Carros, no domingo (12.05). Os adeptos seguem com atenção os jogos da Liga inglesa, mas não perdem o campeonato local.

Dia sem carros na capital da Etiópia

Treinar cedo e cedo erguer…

Muitos acordaram ao raiar do dia para poderem treinar a ouvir música na praça Meskel, no centro de Addis Abeba. Aqui, muitas pessoas estão habituadas a fazer exercício - algumas chegam a levantar-se às quatro da manhã ao fim de semana para ir correr.

Dia sem carros na capital da Etiópia

Sem carros, sem "smog"

A praça Meskel é um centro nevrálgico da cidade. Num dia de semana normal, estas ruas costumam estar cheias de carros. O "smog" faz parte da paisagem da cidade. Addis Abeba é a quarta cidade mais poluída de África. Há poucos espaços verdes e poucas infraestruturas para ciclistas. O primeiro-ministro Abiy Ahmed quer agora reconstruir áreas ribeirinhas e criar zonas de lazer e ciclovias.

Dia sem carros na capital da Etiópia

Bom para a saúde

O município deu recentemente 600 bicicletas aos seus funcionários. Abraham é um voluntário do Gabinete de Gestão de Programas de Transporte e tem promovido o uso das bicicletas no país. "A tendência é para mais transportes motorizados", lamenta. Mas Abraham diz que vê cada vez mais pessoas a aderirem ao Dia Sem Carros e acredita que, se houver mais iniciativas do género, será possível uma mudança.

Dia sem carros na capital da Etiópia

O paraíso dos "skaters"

Addis Abeba tem cada vez mais "skaters". A Ethiopia Skate tem promovido este desporto urbano junto de crianças desfavorecidas, oferecendo-lhes "skates" e treinos. "Nos Dias Sem Carro, saímos com os miúdos, damos-lhes 'skates' e ensinamo-los a andar com eles", diz Micky, da organização não-governamental. "Está a tornar-se mais fácil, porque as pessoas começam a perceber o desporto e a cultura."

Dia sem carros na capital da Etiópia

Dançar nas ruas

Para a "Destino Dance", dançar nas ruas tornou-se um hábito. A companhia tem levado a dança a pessoas com deficiência e crianças desfavorecidas. Os fundadores Junaid e Addisu são dançarinos profissionais. Começaram a dançar nas ruas de Addis Abeba. Agora, criaram uma fusão entre dança contemporânea e danças tradicionais etíopes.

Dia sem carros na capital da Etiópia

De elétrico por Addis Abeba

Addis Abeba é a única capital africana com uma linha de elétrico. No entanto, a eficiência desta linha tem sido bastante criticada. Foi construída e financiada pela China e custou o equivalente a 445 milhões de euros. O elétrico poderia ser uma alternativa aos carros, mas só uma linha não chega para se conseguir uma diminuição substancial dos níveis de poluição do ar.

Dia sem carros na capital da Etiópia

A alternativa

Muitos cidadãos etíopes não têm dinheiro para comprar um carro - sobretudo por causa dos altos impostos de importação e sobre a propriedade (ao todo, 300%). Os cidadãos têm protestado contra o Governo por causa dos preços proibitivos. Assim, os "chapas" são um meio de transporte bastante comum em Addis Abeba - há milhares a circular de um lado para o outro nas ruas da cidade, todos os dias.

Todos os meses, a capital da Etiópia tem um Dia Sem Carros. O último foi no domingo, 12 de maio. É uma iniciativa do Governo para encorajar o uso de transportes não motorizados e combater a poluição atmosférica.