1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaSomália

Eleição novamente adiada na Somália

Lusa
25 de julho de 2021

A Somália voltou a adiar uma eleição no país, que já tem sido adiada há meses. O pleito para o senado, marcado para este domingo (25.07), foi adiado, segundo avançou o porta-voz oficial, sem no entanto explicar razões.

https://p.dw.com/p/3y1YK
Somalia Präsidentschaftswahl
Mulher vota na Somália (foto de arquivo).Foto: Reuters/F. Omar

Além da informação avançada pelo porta-voz oficial do Governo, Mohamed Ibrahim Moalimu, à agência de notícias AFP, um membro da comissão eleitoral  da Somália, que desejou permanecer anónimo,  disse que as regiões não tinham apresentado as listas de candidatos a tempo, nem tinham criado comissões eleitorais locais.

Na semana passada, a milícia islámica Al Shabaab tinha advertido os políticos contra a participação nas eleições. A milícia, com ligações à rede extremista Al Qaeda, controla grandes partes do interior da Somália. Luta contra o Governo internacionalmente reconhecido de Mogadíscio, contra o qual realiza ataques.

A eleição no país tem sido repetidamente adiada devido a disputas políticas. Algo que desencadeou uma crise constitucional neste já instável estado da África Oriental, onde a guerra civil agrava-se há anos. Como resultado, tem havido também confrontos violentos entre tropas governamentais e apoiantes da oposição.

Apenas em junho é que os líderes políticos da Somália acordaram as datas para as eleições. Segundo o acordo, a eleição para o denado teria lugar neste domingo (25.07) e a eleição para a presidência a 10 de outubro.

Somália: A famosa praia do Lido em Mogadíscio