1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Zambézia: Início de campanha eleitoral com apelos à paz

2 de setembro de 2019

Na Zambézia, centro de Moçambique, analistas dizem que a campanha arrancou num ambiente de civismo. Representantes da sociedade civil apelam à paz. Os observadores não apontam nenhum favorito ao cargo de governador.

https://p.dw.com/p/3Osdl
Mosambik FRELIMO Partei Campanha Zambézia
Campanha da FRELIMO na ZambéziaFoto: DW/M. Mueia

Os cabeças-de-lista dos três principais partidos são Manuel de Araújo, da RENAMO, Pio Matos, da FRELIMO, e Luís Boa Vida, do Movimento Democrático de Moçambique.
Construir fábricas, restaurar a riqueza da província, melhorar a vida da população - são estas algumas das promessas dos candidatos a governador na província da Zambézia. 

Mosambik RENAMO Partei Manuel de Araújo
Manuel Araújo, da RENAMO, reuniu os seus adeptos no campo de futebol do bairro Chirangado, em Quelimane.Foto: DW/M. Mueia

No campo de futebol do bairro Chirangado, em Quelimane, o candidato do maior partido da oposição, a RENAMO, prometeu investir na indústria se for o escolhido para governar a Zambézia: "Desde 1975 quantos anos passaram? 44 anos que este pais está independente, mas nós nunca tivemos a possibilidade de escolher um filho nosso para dirigir a província. A Zambézia era a província mais rica do país, cerca de um terço da riqueza  deste pais era produzida na Zambézia!", afirmou Manuel de Araújo.

Desenvolvimento e união da província

Mosambik FRELIMO Partei Pio Matos
Pio Matos, candidato da FRELIMO falou aos eleitores no no campo de futebol da Sagrada.Foto: DW/M. Mueia

Também na cidade de Quelimane, no campo de futebol da Sagrada, Pio Matos, da FRELIMO, apelou ao desenvolvimento e
à união da província: "Meus irmãos, minhas irmãs, meus amigos, esta caminhada deve ser de paz, juntos  e unidos vamos combater a pobreza, vamos criar riqueza e vamos desenvolver a nossa província", afirmou o candidato do partido no poder.

"População e Gorué motivada"

Já Luís Boa Vida, do MDM, deu início à sua campanha longe da capital da província. No distrito de Gurué, norte da Zambézia, o candidato a governador do Movimento Democrático de Moçambique contou com a ajuda de Daviz Simango, presidente do partido. "A população do Gurué é do MDM e esta motivada!", disse Simango. E adiantou: "O essencial é que o cidadão moçambicano às urnas dia 15 de Outubro e vote no MDM, pois onde o MDM Governa a vida da população melhora."  

Mosambik MDM Partei Daviz Simango
Daviz Simango, presidente do MDM, foi fazer campanha no distrito de Gurué, norte da Zambézia.Foto: DW/M. Mueia

As caravanas e cortejos políticos dos primeiros dias de campanha decorreram sem incidentes. Um bom sinal, na opinião do politólogo Ricardo Raboco: "Comparativamente aos processos passados este arranque é de salutar. O nível de proteção  das caravanas é agora muito mais elevado que nos anteriores processos eleitorais."

O analista, ouvido pela DW, é de opinião que esta segurança reforçada é um importante mecanismo que permite a prevenção de conflitos entre grupos pertencentes aos diferentes partidos políticos. "Medidas de segurança numa luta eleitoral inédita que promete ser renhida", conclui Ricardo Raboco.

Zambézia: Início de campanha eleitoral com apelos à paz

Habitantes da Zambézia não poupam críticas

Entretanto, alguns cidadãos da Zambézia, ouvidos pela DW África, denunciam ilícitos eleitorais: "Gostaria que as eleições decorressem bem sem luta desonesta: alguns partidos tapam os cartazes dos outros, colam panfletos na bandeira dos outros, isso não é bom", diz Feliz Mussa. E Franquilim Júlio exprime o seguinte desejo: "Gostaria que a campanha fosse boa, pacifica e tranquila, para que, quando chegarmos à fase da votação, possamos votar sem confusão".  

Saltar a secção Mais sobre este tema