1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

RENAMO em festa pela vitória nas intercalares de Nampula

Sitoi Lutxeque (Nampula)
15 de março de 2018

Apoiantes da RENAMO comemoram vitória preliminar do candidato Paulo Vahanle nas eleições intercalares de Nampula. Citadinos estão esperançosos e a FRELIMO, partido no poder, reconhece a vitória da RENAMO.

https://p.dw.com/p/2uPW9
Em Nampula, cidadãos saem às ruas para comemorar vitória da RENAMO, Paulo Vahanle, nas intercalaresFoto: DW/S. Lutxeque

O candidato da RENANO, o maior partido da oposição, Paulo Vahanle, é até aqui considerado o vencedor da segunda volta das eleições intercalares do município de Nampula, decorrida a 14 de março, com 58% contra 40% de votos. A informação é do grupo de observares eleitorais na localidade, "Sala da Paz". Os órgãos da administração eleitoral ainda não avançaram os resultados, mas os observadores já os declararam com base em resultados preliminares.

Os cidadãos e simpatizantes da RENAMO já começaram a festejar logo pela madrugada desta quinta-feira (15.03.), apesar da polícia ter dispersado os manifestantes com gás lacrimogénio para conter os ânimos.

Mahamudo Abdu é um dos cidadãos que se diz contente com eleição do novo presidente, mesmo com base em resultados preliminares. "Estou muito feliz e acredito que na cidade [com o novo presidente] a reabilitação das estradas vá mudar. E novos postos de empregos para os jovens serão criados", diz esperançoso.  

"Processo justo"

Mosambik Wahl in Nampula Ossufo Ulane
O porta-voz da RENAMO, Ossufo UlaneFoto: DW/S. Lutxeque

A RENAMO, através do seu porta-voz Ossufo Ulane, considera que o processo de votação foi justo e reflete os anseios dos cidadãos de Nampula. ‘‘Por via dos editais, a RENAMO fez o apuramento que recolheu dos delegados de candidaturas em diversas mesas durante todo o processo. O partido está em vantagem enorme de tal forma que conseguimos chamar agora Vahanle de presidente do Município, apesar de esperarmos os procedimentos subsequentes", disse à DW. 

Ulane adiantou estar agradecido pelo facto dos munícipes terem feito o seu trabalho [votar]:"É um resultado esmagador e estamos a falar duma diferença de mais de 13 mil de votos contra 41 mil. É a maior, de tal forma que merece um agradecimento aos munícipes".

O porta-voz do atual partido de oposição agradeceu o adversário da FRELIMO, o partido no poder, por reconhecer e felicitar o presidente vencedor.

O chefe da brigada central do comité Central da FRELIMO, Tomás Salomão, afeto a província de Nampula, reconheceu a vitória do seu adversário e felicitou Paulo Vahanle.

‘‘Com base nos elementos disponíveis, tudo indica que o candidato da RENAMO lidera a contagem da segunda volta da eleição intercalar. Nós devíamos felicitar o senhor Vahanle pela sua vitória'', reconhece o membro da FRELIMO.

Salomão advertiu, entretanto, que a derrota serviu de "lição" para o seu partido melhorar os resultados nas eleições autárquicas de outubro próximo.

"Sem muitos problemas"

Eleições em Nampula: RENAMO em festa após resultado preliminar das intercalares

Segundo os observadores eleitorais, apesar de alguns ilícitos eleitorais, o processo decorreu sem muitos problemas. Juma Aiuba, o porta-voz da "Sala da Paz", um grupo que aglutina observadores nacionais no processo de votação, destacou a importância da participação dos eleitores:

‘‘Conseguimos reduzir para cerca de 67 % os níveis de abstenção que tivemos na primeira volta, que antes era 75 %. Isso é muito bom e representa que tivemos uma participação de cerca de 33% -  uma melhoria significativa''.

Até ao momento, os órgãos de administração eleitoral ainda não se pronunciaram sobre os resultados preliminares, apesar da FRELIMO ter reconhecido a derrota. Ao que tudo indica, de acordo com as fontes do Secretariado da Administração Eleitoral, os resultados preliminares poderão ser anunciados nesta sexta-feira (16.03), uma vez que decorre o processamento dos resultados intermédios.