1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Em Moçambique Governo e G19 estão num braço de ferro

Romeu da Silva (Maputo)28 de maio de 2014

O Governo moçambicano e G-19 não se entendem quanto ao cumprimento das metas de desenvolvimento em 2013. Apesar do braço de ferro, as partes pretendem continuar com parcerias, em nome do bem estar da população.

https://p.dw.com/p/1C86C
Foto: Fotolia/VRD

O Governo de Moçambique e Parceiros de Apoio Programático, conhecido por G-19, estão de novo num braço de ferro. As duas partes não estão felizes com o não cumprimento das promessas feitas por ambas as partes em 2013.

O Executivo moçambicano diz que os doadores não cumpriram 14 das 23 metas de apoio ao Estado moçambicano.

Inicialmente estava acordado que o G-19, devia ter desembolsado 43% dos cerca dois mil milhões de dólares, mas apenas disponibilizaram 31% desse valor.

Do lado moçambicano, reconhece-se que há alguns setores cujo desempenho foi fraco o que condicionou a ajuda.

Aiuba Cuereneia, ministro da Cooperação e Desenvolvimento, reiterou novamente em Maputo o apelo "no sentido dos nossos parceiros continuarem a privilegiar o incremento do seu apoio nas modalidades programáticas, no quadro dos esforço para o combate à pobreza e o alcance do cumprimento dos objetivos do desenvolvimento do milénio."

O ministro Cuereneia afirmou que na caminhada rumo ao combate à pobreza no país, o Governo continua firme na sua ideia de promover o crescimento económico inclusivo, mas também na " contínua melhoria do ambiente de negócios, o empoderamento das pequenas e médias empresas, a melhoria da gestão das finanças públicas e combate à corrupção", tudo isso tendo por meta o bem estar da população moçambicana.

Aiuba Cuereneia Entwicklungsminister Mosambik
Aiuba Cuereneia, ministro da Cooperação e DesenvolvimentoFoto: DW/R. da Silva

As conhecidas exigências dos doadores

Os parceiros de cooperação têm estado a queixar-se da má governação. A corrupção é o mal a combater e o Governo garantiu que já há um trabalho que está a ser feito. Segundo o ministro foi dito aos parceiros de Moçambique que as reformas em curso "na admnistração pública, na admnistração da justiça e o combate à corrupção, são temas fundamentais para o bom desempenho do nosso país. Temos o desafio de 15 de outubro, que são as eleições, e que essas eleições continuem a ser livres, justas e transparentes."

O grupo G-19 defende que o Governo de Maputo deve reduzir os níveis de corrupção. Deve prosseguir com a implementação efectiva do pacote anti-corrupção e das leis existentes.

Política do "bate e sopra"?

Symbolbild Europäische Union
A maior parte dos doadores pertence à União EuropeiaFoto: Georges Gobet/AFP/Getty Images

Mas apesar deste fenómeno, o embaixador da Itália, Roberto Vellano, garantiu que as ajudas deverão continuar em Moçambique apesar de existirem aspetos que deverão ser melhorados, com especial destaque para a "a qualidade do diálogo em certas áeras, especialmente em torno do tema da boa governação e da implementação da normativa anti-corrpção, que continuam a constituir elemento de preocupação."

Já a embaixadora da Suécia, Ulla Andrén, que assume a presidência do G-19, enfatizou o fato de Moçambique estar neste momento a explorar os recursos naturais. "O boom dos recursos naturais que o país está a viver traz consigo novo cenário de desenvolvimento do país, um cenário em que o fator mais limitante não é necessariamente o acesso aos recursos financeiros: Em vez disso serão a capacidade de gestão, a governação e as políticas para expandir o acesso a todas as camadas da população", destacou Ulla Andrén

Comparado com o ano de 2012, os parceiros e o governo são unânimes em afirmar que houve melhorias. Assim o G-19 concluiu que existem condições para continuar a providenciar apoio ao Orçamento Geral do Estado.

[No title]

Saltar a secção Mais sobre este tema