1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Em Moçambique há um projeto que está a apetrechar as salas de aula

Eleutério Silvestre (Pemba)13 de junho de 2014

O governo de Cabo Delgado, uma província no Norte de Moçambique, através da Direção de Agricultura, está desde 2012 a distribuir carteiras escolares produzidas a partir de madeira confiscada junto de operadores furtivos.

https://p.dw.com/p/1CI6F
Schulbänke der Grundschule in Pemba
Foto: E. Silvestre

As organizações não governamentais da província de Cabo Delgado defendem há muito que as escolas sejam apetrechadas com carteiras escolares, cadeiras e quadros. De acordo com estas associações, não se justifica que, em Cabo Delgado, de onde são exportados grandes volumes de madeira, haja alunos que estudam sentados no chão.

Para combater este problema, o Governo local lançou uma iniciativa que pretende reaproveitar a madeira ilegal apreendida e, ao mesmo tempo, pôr fim à exploração ilícita dos recursos florestais.

Grundschule in Pemba
Escola primária de Pemba recebeu recentemente duas centenas de carteiras escolaresFoto: E. Silvestre

Prioridade do Estado

Mariano Jone, responsável pela Direção Provincial de Agricultura de Cabo Delgado, diz que a decisão de transformar a madeira confiscada em carteiras escolares visa apoiar a educação e minimizar o problema da insuficiência de secretárias.

“À madeira cerrada das espécies de primeira classe a prioridade que o Estado está a dar é o fabrico de carteiras”, garante.

O responsável pela pasta da Agricultura na província de Cabo Delgado acredita que esta ação vai ajudar a melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nas instituições públicas.

“A necessidade de carteiras não interessa apenas ao Governo, mas também aos encarregados de educação e aos agentes económicos que estão interessados em ver a província crescer no âmbito do Índice de Desenvolvimento Humano”, indica.

[No title]

"Em alguns casos tem sido a própria madeira a cobrir as despesas de fabrico, outros casos são dádivas dos empresários que produzem carteiras com esta madeira”, explica Mariano Jone.

A escola primária de Natite beneficiou recentemente de um lote de 200 carteiras. A escola está localizada no bairro mais populoso de Pemba.

O diretor da escola, Crisanto Victor, assevera que a ação do Governo vai minimizar o sofrimento dos alunos que se viam obrigados a estudarem sentados no chão e, por outro lado, vai ajudar a melhorar o rendimento escolar.

Carteiras ainda insuficientes

“Esta oferta chegou no momento certo”, adianta.

Ainda assim, o diretor da escola primária de Natite entende que o número de carteiras escolares doadas não é suficiente.

Direktion für Landwirtschaft in Pemba
Direção de Agricultura da província de Cabo Delgado lançou o projeto em 2012Foto: E. Silvestre

"Não direi que estamos sentados no chão desde a independência, mas a verdade é que a dado momento a procura pelo ensino é maior”, justifica.

Por outro lado, Crisanto Victor defende a necessidade de incutir aos professores e alunos a consciência de valorização e conservação das carteiras para que durem mais tempo. É esse o próximo passo.

Apesar da chegada de novas carteiras a alguns estabelecimentos de ensino de Cabo Delgado, ainda existem alunos sentados no chão das escolas, sobretudo porque a população continua a crescer e há cada vez mais crianças.

Saltar a secção Mais sobre este tema