1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Especial: Fome em África

Jan-Philipp Scholz | gcs
16 de outubro de 2017

O número de pessoas ameaçadas pela fome diminuiu durante vários anos, mas agora voltou a crescer. Em África, 26 milhões de pessoas estão em risco. A DW fala sobre as causas e as soluções para este problema.

https://p.dw.com/p/2lmoh
Foto: DW/S. Petersmann

É uma daquelas situações em que só mais tarde nos apercebemos do que se passou. Uma médica e uma enfermeira tentam ressuscitar uma criança. Os pais estão imóveis, à beira da cama. Mas, minutos depois, a médica dá ordem para terminar a ressuscitação. Um leve soluçar quebra o silêncio na sala. E depois um grito. Um enfermeiro traz um separador, que coloca em frente à cama. Não sabemos o que se passou a seguir.

Esta cena, num centro de saúde no norte do Quénia, foi um dos momentos mais angustiantes da nossa viagem pelos territórios africanos mais atingidos pela fome. E mostra que as 26 milhões de pessoas ameaçadas não são números abstratos. A menina no centro de saúde no Quénia não morreu de uma doença incurável ou vítima de um acidente. Morreu porque não tinha o suficiente para comer.

Fala-se pouco sobre a fome

Ao longo de várias semanas, os repórteres da DW estiveram em vários países e falaram com trabalhadores humanitários, especialistas, políticos e, sobretudo, com pessoas afetadas pela fome para saber mais sobre as causas deste problema.

Não é uma coincidência o facto de este projeto ser realizado agora: no início do ano, as organizações humanitárias alertaram que a seca prolongada poderia desencadear uma das piores crises alimentares das últimas décadas em África e no Iémen. Mas, de lá para cá, o assunto deixou de ser destaque na comunicação social, apesar de a situação não ter melhorado. Só nos países mais afetados, o Sudão do Sul e a Somália, mais de 14 milhões de pessoas precisam de ajuda alimentar.

Datenvisualisierung Portugiesisch Hunger in Afrika
A fome em diferentes regiões do continente africano

A causa: o próprio homem

O que conduziu a esta situação dramática? A conclusão dos nossos repórteres não deixa margem para dúvidas: não foi a natureza que causou este problema, mas o próprio homem. As alterações climáticas, a desflorestação e o uso das terras para proveito só de alguns dificultam cada vez mais a vida dos pequenos agricultores africanos.

Mas os conflitos têm consequências ainda mais devastadoras. A violência dos grupos terroristas ou as guerras civis afetam gravemente países como a Nigéria, o Sudão do Sul ou a Somália, e o Estado não cumpre as suas tarefas básicas. Muitos cidadãos não sabem o que é ter assistência médica, educação ou segurança. Ao mesmo tempo, uma pequena elite enriquece.

Fome aumenta e atinge 815 milhões de pessoas no mundo

Otimismo moderado

Ainda assim, os repórteres da DW regressaram com histórias de esperança. A Somália, por exemplo, tem um novo Governo desde o início do ano, após 20 anos de guerra civil. Muitos analistas revelam-se moderadamente otimistas. Além disso, os repórteres conheceram pessoas que, apesar de viverem em situações difíceis, não desistem. O homem não é só a causa das crises alimentares; pode também solucioná-las.

Ao longo desta semana publicaremos diariamente artigos e vídeos sobre a fome em África aqui na nossa página, www.dw.com/portugues

Saltar a secção Artigos e reportagens

Artigos e reportagens