1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

"Estado Islâmico" reivindica controlo de Palma

Lusa | Reuters
29 de março de 2021

Agência oficial do ISIS divulga imagens de Palma e diz grupo armado controla a sede do distrito. Não há relatos sobre situação atual da vila há vários dias.

https://p.dw.com/p/3rLTN
Praca 25 de Setembro, Palma in Cabo Delgado, Mosambik
Imagens da sede do distrito de Palma que estaria sob o controlo do ISISFoto: privat

O grupo terrorista "Estado Islâmico" (ISIS, na sigla em inglês) reivindicou esta segunda-feira (29.03) o controlo da vila de Palma, no extremo norte de Moçambique. A área foi atacada por insurgentes na quarta-feira (24.03) e reascendeu o alerta das autoridades moçambicanas sobre a audácia dos alegados insurgentes "jihadistas".

A agência oficial do ISIS, a Amaq, divulgou imagens da vila e reivindicou a ocupação da sede do distrito, junto à fronteira com a Tanzânia. Relatos ainda na semana passada davam conta de corpos expostosnas vias da vila sede. 

Infografik Karte Mosambik Gasfelder EN

Não existem relatos sobre a situação na vila há vários dias e a capital provincial de Cabo Delgado, Pemba, tem sido destino de muitos deslocados. A vila sede do distrito com 42 mil habitantes acolhe grandes projetos de gás do norte de Moçambique, supostamente pelo mesmo grupo que há três anos e meio aterrorizam a região.

Centenas de civis fugiram de Palma em direção à fronteira com a Tanzânia. Dezenas de civis, incluindo sete pessoas que tentavam fugir do principal hotel de Palma foram mortos pelo grupo armado. Foi montada uma ponte aérea para Maputo para evacuar moradores

A violência está a provocar uma crise humanitária com quase 700 mil deslocados e mais de 2 mil mortes. Vários países têm oferecido apoio militar no terreno a Maputo para combater estes insurgentes, cujas ações já foram reivindicadas pelo autoproclamado "Estado Islâmico", mas, até ao momento, ainda não existiu abertura para isso - embora existam relatos e testemunhos que apontam para a existência de empresas de segurança e de mercenários na zona.

A violência terrorista contra crianças em Cabo Delgado