1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Estudantes de Lichinga marcham contra criminalidade

Manuel David (Lichinga)8 de setembro de 2015

Onda de criminalidade na capital da província do Niassa, no norte de Moçambique, preocupa universitários que estudam à noite e têm sido alvo de ataques. Esta terça-feira, eles foram para as ruas dizer "basta!"

https://p.dw.com/p/1GTGd
Foto: DW/M.David

Munidos de cartazes e pedindo tranquilidade, dezenas de estudantes e professores da Universidade Católica, em conjunto com outros membros da sociedade civil, saíram às ruas de Lichinga, esta terça-feira (08.09).

Os manifestantes alertaram para a onda de criminalidade na capital provincial do Niassa e denunciaram a inoperância da polícia.

Nos últimos tempos, indivíduos munidos de armas brancas, conhecidos como "macatanas" ("homens de catanas"), têm aterrorizado a população da cidade.

[No title]

O grupo já matou quatro pessoas e fez vários feridos. As principais vítimas foram estudantes que frequentam o ensino noturno.

"Esperamos uma mudança de mentalidades, uma mudança de atitude por parte de toda a comunidade e, principalmente, das pessoas que têm a mentalidade tão suja e macabra", disse Edmundo Xavier, docente responsável pela organização da marcha contra a criminalidade. "É por isso que estamos a lutar."

Polícia tem plano de ação

A polícia diz que já tem um plano para travar a quadrilha. "Estamos preparados", garante o porta-voz da Comando Provincial do Niassa, Alves Mate.

"A polícia tem patrulhas móveis", diz. "Os estudantes saem por volta das 22h45 e a polícia faz o patrulhamento nas zonas perto das faculdades. Os serviços de patrulhamento também foram reforçados em todos os bairros - a polícia já está inclusivamente nos bairros recônditos, que não têm vias de acesso."

O porta-voz diz que os criminosos não são habitantes locais, mas indivíduos vindos de fora.

Lichinga Mosambik Protest in Lichinga gegen Kriminalität in der Provinz Niassa
Protesto em Lichinga contra a criminalidadeFoto: DW/M.David