1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Etiópia chega a acordo com Eritreia sobre fronteira

Lusa | gcs
6 de junho de 2018

O Governo da Etiópia aceitou a delimitação fronteiriça com a Eritreia, que tem motivado fortes tensões militares entre os dois países.

https://p.dw.com/p/2z1j0
Foto: picture-alliance/dpa/S. Forrest

A coligação governamental da Etiópia "decidiu aplicar plenamente" o acordo de Argel, assinado em 2000 para acabar com o conflito entre os dois países, segundo um comunicado governamental, anunciou o Executivo na terça-feira à noite (05.06).

Karte Ethiopia und Eritrea ENG

Este anúncio é um passo importante na política do novo primeiro-ministro, Abiy Ahmed, que tinha prometido no seu discurso de tomada de posse, em abril, trabalhar para restaurar a paz com a Eritreia. 

"O Governo eritreu deve adotar a mesma posição sem condições prévias e aceitar o nosso apelo à restauração da paz há muito perdida entre os dois países irmãos", acrescentou a coligação governamental, no comunicado. 

A Eritreia acedeu à independência em 1993, fazendo com que a Etiópia perdesse a sua única costa, para o Mar Vermelho.

Entre 1998 e 2000, os dois vizinhos travaram uma guerra, que provocou pelo menos 80 mil mortos, com a questão da delimitação da fronteira a figurar entre as razões do conflito. Desde então, os dois países mantêm numerosas forças ao longo da fronteira comum, de mil quilómetros.