1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

FACIM atrai empresariado da Alemanha

31 de agosto de 2018

Empresas alemãs, algumas lideradas por moçambicanos residentes na Alemanha, tentam fazer negócios com as multinacionais que operam no setor de gás e carvão. Trata-se de empresas que participam na FACIM, em Moçambique.

https://p.dw.com/p/3445J
Pavilhão da Alemanha na FACIM, a Feira Comercial de MoçambiqueFoto: DW/R. d. Silva

A indústria de carvão e gás em Moçambique tem atraído as empresas alemãs. Algumas das empresas que participam na FACIM dizem que já estão em marcha contactos com a petrolífera Anadarko, a empresa de alumínio MOZAL e a mineradora Vale Moçambique, entre outras, para a prestação de serviços.

Por exemplo, a empresa Secureman, que se dedica à produção de pictogramas luminosos para garantir a segurança no trabalho, referiu que as parcerias estão em fase avançada.

O diretor Custódio Tamele, que reside na Alemanha, diz também que contactou empresas nacionais de produção de energia elétrica: "Principalmente a Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB) e a Anadarko, já contactámos, e eles ficaram de nos dar resposta, e fizemos contactos com algumas empresas japonesas, que mostraram interesse no nosso material, que estão na construção do porto de Nacala e de uma escola na província de Nampula."

FACIM atrai empresariado da Alemanha

Custódio Tamele diz ainda que há uma aposta na produção local. "É a nossa intenção e a intenção da empresa-mãe na Alemanha de fazermos parcerias e que, localmente, sejam feitos alguns trabalhos e que não seja imperioso que sejam feitos a partir da Alemanha."

Formação é essencial

O empresário Leonardo Cumbe, também residente na Alemanha, está igualmente na FACIM à procura de parcerias. A sua empresa, a Higel Kältetechnik, produz gelo em escama recorrendo a máquinas amigas do ambiente, que poupam energia.

Cumbe também está interessado em fazer contactos com empresas no setor do gás e carvão, mas faz um apelo às autoridades moçambicanas.

"É necessário que formemos quadros com capacidades para saber o que estão a vender e como vender. É bom vender, é um passo, mas, se não tivermos gente formada, teremos gente que vai determinar sobre sobre nós, e este é o maior perigo", alerta o empresário. 

Deutschland DHL Paketzusteller
DHL é uma das maiores empresas da AlemanhaFoto: picture-alliance/dpa/D. Karmann

Procurando contactos

A empresa de encomendas e de logística DHL, uma subsidiária da Deutsche Post, também está presente na FACIM. Segundo o seu representante, Carlos Vaz, as parcerias com as empresas mineradoras em Moçambique já existem e são para continuar.

"Fazemos muitos envios de fora para as províncias no norte, onde estão as empresas que operam no setor de carvão e gás. Nós temos contratos com essas empresas para enviarmos os documentos."

A Alemanha participa nesta edição 54ª da Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Moçambique (FACIM) com dez empresas, que atuam em diferentes ramos de produção. A feira fecha as portas no domingo, 2 de setembro.