1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Faure Gnassingbé toma posse como Presidente do Togo

DPA | tms
4 de maio de 2020

Apesar dos riscos de propagação da Covid-19, uma cerimónia menor foi realizada em Lomé para marcar a tomada de posse do Presidente. No Governo há mais de uma década, Gnassingbé inicia novo mandato de cinco anos.

https://p.dw.com/p/3bjSi
Foto: AP

Cerca de 200 convidados - todos usando máscaras e mantendo o distanciamento social - participaram da cerimónia deste domingo (03.05) na capital togolesa. Com as fronteiras fechadas, só havia diplomatas presentes no país.

A cerimónia televisionada foi reduzida para pouco mais de 80 minutos, sem a pompa de costume. Uma foto no perfil do Twitter do Presidente mostra o momento da posse.

Gnassingbé, de 53 anos, venceu na primeira volta, em fevereiro, com maioria absoluta, estendendo seu reinado de 15 anos por mais cinco anos.

Chances de manter-se no poder

Uma emenda constitucional aprovada em 2019 limitou o cargo de Presidente a dois mandatos, mas vai ter efeitos apenas nas eleições subsequentes. Assim, Faure Gnassingbé pode concorrer nesta e nas próximas eleições, com chances de manter-se no poder até 2030.

Gnassingbé tomou posse apesar das objeções do seu rival, o ex-primeiro-ministro Agbeyome Kodjo, que obteve 18,37% dos votos. A polícia deteve Kodjo em abril, depois que ele se declarou Presidente eleito.

A tomada de posse ocorreu em pleno combate à pandemia do novo coronavírus no país, que já registou 123 casos e nove mortes, segundo o Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças da União Africana.