1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Festival internacional pode projetar Cabo Verde no mercado mundial da música

Santos, Nelio9 de abril de 2013

O arquipélago ocidental africano acolhe a Atlantic Music Expo, feira mundial que reúne especialistas internacionais do mundo da música. Produtor espera que Cabo Verde se torne "plataforma mundial de negócios da cultura".

https://p.dw.com/p/18Ccj

Desde o último domingo (07.04) e até quarta-feira (10.04), Cabo Verde acolhe a Atlantic Music Expo (AME), uma espécie de inscrição do arquipélago ocidental africano no circuito mundial da música. "Acredito que, se nós trabalharmos bem e pudermos realmente utilizar bem esta porta, será uma porta enorme que se vai abrir para os artistas cabo-verdianos", opinou Augusto Veiga, produtor musical, durante a inauguração do evento internacional, na Cidade da Praia, capital de Cabo Verde.

"A AME é tudo o que eu sonhei em relação a ter os grandes produtores musicais, as grandes editoras e agentes à porta de casa. As expectativas são mesmo muito altas e estou com um sentimento extremamente positivo para a minha empresa e para os meus artistas, mas sobretudo para Cabo Verde", continuou o produtor, em entrevista à DW África. "Há empresas que vêm para cá e que podem fazer o agenciamento a nível mundial, há também labels (selos ou marcas de empresas musicais) e empresas discográficas que podem contratar artistas para trabalhos discográficos, e há também distribuidoras", enumerou.

Augusto Veiga disse também esperar que o evento permita ao país tornar-se uma plataforma mundial de negócios da cultura, e que os agentes, os produtores e os músicos de Cabo Verde "entendam que têm que elevar ainda mais o nosso nível de organização para que possamos estar presentes nos grandes eventos a nível mundial. Mas espero, sobretudo, que seja um espaço de negócios, que os artistas nacionais consigam fazer negócios" e que consigam "principalmente espetáculos fora de Cabo Verde".

Renome internacional

Para a realização do AME Cabo Verde, o Ministério da Cultura do país africano conta com a parceria do World Music Expo (WOMEX), considerado o maior mercado de música do mundo.

Por Cabo Verde, vão passar alguns nomes sonantes do mundo da música, segundo o ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, que citou também o ministro do Turismo do país vizinho, Senegal, o também cantor Youssou N'dour, internacionalmente conhecido. "Vêm [também] todos os agentes que trabalharam com a Cesária Évora, com Bob Marley e que trabalham com B.B. King - [ou seja], os maiores agentes da música do mundo", constatou Mário Lúcio, que também é músico, além de escritor e pintor.

Organizadores de festivais internacionais como o Timitar, em Agadir, no Marrocos, "que reúne 500 mil pessoas por dia" todos os anos, em julho, também estão em Cabo Verde, disse Mário Lúcio, que listou ainda diretores de salas de espetáculos europeias e outros representantes de peso do mundo da música mundial.

Entre os cinco maiores mercados mundiais da música

Mário Lúcio, também ele um músico além de escritor e pintor, acredita que é uma actividade que veio para ficar no mercado cultural cabo-verdiano: "Custou-nos muito trazer o mercado mundial para Cabo Verde. Estamos a situar-nos entre os cinco maiores mercados da música do mundo. Propusemos um mercado para todo o Atlântico. O país deve agarrar isso", exortou o ministro cabo-verdiano da Cultura.

O AME Cabo Verde, que terá um carácter anual, realiza-se na zona histórica da Cidade da Praia, no Plateau. De acordo com o presidente da Câmara Municipal da Praia, Ulisses Correia e Silva, a Cidade da Praia "vai ser mais que a capital da cultura de Cabo Verde, vai ser uma das capitais mundiais da cultura durante este evento".

O AME Cabo Verde antecede a Vª Edição do Kriol Jazz Festival, que decorre de quinta-feira (11.04) a sábado (13.04).