1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Mundial de futebol de dois em dois anos?

EFE | Lusa | af
9 de setembro de 2021

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) propôs, nesta quinta-feira (09.09), a realização do campeonato do mundo de futebol em séniores masculinos a cada dois anos.

https://p.dw.com/p/4088G
Schweiz | Fußball International Concacaf-Vorrundenauslosung für FIFA WM Katar 2022
Foto: picture-alliance/Ulmer

O francês Arsène Wenger, atual diretor de desenvolvimento de futebol mundial da FIFA, apresentou nesta quinta-feira (09.09), em Doha, no Qatar, uma proposta para a reformulação do calendário internacional masculino de futebol. Esta inclui a realização das eliminatórias para a Copa do Mundo em um único mês.

Anteriormente, o ex-técnico do Arsenal já havia confirmado que a ideia é realizar a principal competição de seleções do planeta a cada dois anos a partir de 2028.

Wenger classificou o calendário atual como "antiquado" e garantiu que o desejo da FIFA é dar "forma ao futebol do amanhã".

"Não queremos aumentar o número de jogos, queremos garantir o descanso dos jogadores, para que haja menos viagens, mais jogos importantes e mais oportunidades para que os jogadores brilhem", explicou o francês.

UK Arsene Wenger
Arsène Wenge, diretor de desenvolvimento de futebol mundial da FIFAFoto: Andy Hooper/Daily Mail/SOLO Syndication/picture alliance /

"Além disso, queremos reduzir a desigualdade entre os países que têm mais oportunidades e os que têm menos", completou Wenger, em entrevista coletiva que teve a participação, entre outros, do ex-atacante Ronaldo Fenômeno.

Wenger defendeu que o calendário seja organizado de maneira eficiente, para que sejam agrupadas as janelas internacionais de países, ao invés de diferentes paradas para as chamadas da FIFA.

"Não são práticas. Reagrupar e jogar menos partidas de eliminatórias", sugeriu o ex-técnico do Arsenal.

Dessa forma, a FIFA pretende que, no ano a seguir do Mundial de 2026 aconteçam todas as competições continentais de seleções, para que o Mundial volte a ocorrer em 2028.

Críticas das ligas europeias

Entretanto, as principais Ligas Europeias de futebol, já reagiram negativamente a esta proposta, dizendo que se opõem à organização do mundial de futebol de dois em dois anos.

UEFA Logo
Foto: Fabrice Coffrini/Getty Images/AFP

"As ligas irão trabalhar em conjunto com as outras partes interessadas para impedir que os órgãos dirigentes do futebol tomem decisões unilaterais que prejudicarão o futebol doméstico, que é a base da nossa indústria e de extrema relevância para os clubes, jogadores e adeptos de toda a Europa e do mundo", defenderam em comunicado conjunto.

"Porquê abandonar quase um século de tradição por "capricho” e sem qualquer evidência de que isso irá melhorar o futebol mundial?" questionam as ligas europeias.

No começo desta semana, o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, já alertara que organizar o Campeonato do Mundo em Futebol a cada dois anos, em vez de quatro, iria "diluir" a prova.

Ronaldo "Fenómeno" otimista 

Mas o antigo atacante da seleção brasileira Ronaldo Luís Nazário de Lima (Ronaldo Fenómeno) entende que o atual intervalo de quatro anos na realização dos campeonatos do mundo é "muito grande”.

Ronaldo geht in Rente
Ronaldo "Fenómeno"Foto: picture alliance/dpa/M. Schrader

De acordo com o ex-atacante e atual presidente do clube espanhol Valladolid, a iniciativa da FIFA de reduzir a periodicidade do torneio para apenas dois anos traz muitos benefícios.

"Ter a competição mais importante do mundo a cada dois anos seria espetacular. Ontem, num jantar com muitos amigos, falámos de como foi belo o Mundial da Rússia, de tudo o que aconteceu desde então e como sentimos falta, porque é um torneio para o mundo, que todo mundo vê", disse.

Ronaldo adiantou que o atual calendário estabelecido há 100 anos, já está descontextualizado porque "o mundo mudou totalmente”.

"Sou muito otimista sobre essas mudanças e não tenho dúvida que seguirá sendo o evento mais importante do planeta” concluiu.