1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Filipe Nyusi busca reatar relações com o FMI em Washighton

Lusa/tm15 de setembro de 2016

O Presidente moçambicano reune-se com a diretora do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde. Nyusi tenta abrir os caminhos com a instituição depois das dívidas ocultas que deterioraram a cooperação estrangeira.

https://p.dw.com/p/1K3G0
Foto: picture-alliance/Anadolu Agency/M. Yalcin

O Presidente moçambicano Filipe Nyusi está nesta quinta-feira (15.09) em Washington, nos Estados Unidos, para se reunir com a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, para tentar viabilizar caminhos para o equilíbrio da economia de Moçambique.

"A reunião faz parte do diálogo constante com as autoridades do país sobre assuntos macroeconómicos", explicou um porta-voz do FMI à agência de notícias Lusa.

Ainda hoje, Nyusi reúne-se também com um alto responsável do Banco Mundial (BM), com quem discutirá o mesmo tema.

Contas obscuras

A cooperação entre as autoridades moçambicanas e o FMI e o BM deteriorou-se em abril, na sequência da descoberta de dívidas superiores a mil milhões de euros que o anterior Governo contraiu entre 2013 e 2014 à revelia da Assembleia da República e das instituições financeiras internacionais.

Na sequência da revelação dos empréstimos, o FMI suspendeu o pagamento de um empréstimo de mais de 150 milhões de euros para Moçambique e exige a realização de uma auditoria forense para o reatamento da cooperação financeira.

Moçambique enfrenta ainda uma crise económica traduzida pela descida do valor das matérias-primas de exportação, forte desvalorização do metical, subida da inflação, desastres naturais e conflito militar no centro do país.

Mosambik RENAMO Gewalt in Nhampoca
Foto ilustrativa. Crise militar dificulta ainda mais economia moçambicanaFoto: DW/A. Sebastiao

Crise militar dificulta ainda mais a economia

Na quarta-feira (14.09), Nyusi reuniu-se com o secretário de Estado americano, John Kerry, que referiu o "grande desafio" que se coloca à economia do país.

Além da crise económica e do serviço de dívida, o secretário de Estado referiu-se às confrontações militares entre as forças do governamentais e o partido de oposição Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), que afetam as regiões centro e norte de Moçambique há mais de um ano.

Kerry afirmou que é preciso "reduzir alguns dos níveis de violência que tiveram lugar na relação com a oposição", numa referência à crise política e militar do país.

Compromisso com a natureza

As reuniões do Presidente moçambicano estão integradas numa visita de trabalho de quatro dias aos EUA que passa por Washington e Texas.

Mosambik Entführungen in Vundizi
Parque Nacional da GorongosaFoto: Arcenio Sebastiao

Em Houston, a International Conservation Caucus Foundation (ICCF) atribuiu o Prémio de Mérito na Conservação ao Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, de acordo com um comunicado do Parque Nacional da Gorongosa.

Segundo a nota, o presidente da ICCF, John Gantt, declarou que "o Presidente Nyusi ganhou o prémio por promover um novo conceito de parque nacional no seu país".

"Não é nenhum segredo que a fauna bravia de Moçambique sofre com a caça furtiva", referiu Gantt. Para o presidente do ICFF, o Presidente Nyusi "comprometeu o seu país a efetuar uma melhor proteção dos seus treze parques nacionais e reservas enquanto promove, simultaneamente, uma nova abordagem de desenvolvimento rural".

Nyusi participará igualmente em atividades de promoção comercial e vai interagir com instituições científicas, nomeadamente o Instituto Internacional Republicano, Instituto da Paz e Conselho Atlântico. Na próxima semana, estará em Nova Iorque para participar na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Saltar a secção Mais sobre este tema