1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Tropas moçambicanas deixam áreas de conflito com a RENAMO

Lusa | tms
25 de junho de 2017

Retirada deve ocorrer até o final desta segunda-feira (26.06), segundo anunciou o Governo este domingo. Nove posições ocupadas nos dois últimos anos serão liberadas.

https://p.dw.com/p/2fLaW
(Foto de arquivo: junho de 2016)Foto: DW/B. Jequete

Até o final desta segunda-feira (26.06), as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique desocuparão nove posições onde permaneciam por causa dos confrontos com o braço armado da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) nos dois últimos anos.

O anúncio foi feito este domingo pelo Presidente Filipe Nyusi, em Maputo, que discursou durante as comemorações do dia da independência nacional.

"Como forma de continuar a manter um ambiente de confiança mútua entre as duas partes [Governo e Renamo], iremos, mais uma vez, instruir a retirada das Forças de Defesa e Segurança de mais posições até ao final do dia de amanhã [segunda-feira", declarou.

Diálogo para a paz

Nyusi assinalou que as comissões do Governo e da RENAMO encarregues de negociar as condições para um acordo de paz definitivo no país estão empenhadas na busca de soluções compatíveis com a realidade moçambicana e favoráveis ao investimento estrangeiro.

MOZAMBIQUE-POLITICS
Afonso Dhlakama, líder da RENAMO, e o Presidente Filipe Nyusi Foto: Getty Images/AFP/S. Costa

"O diálogo com a RENAMO continua através das comissões de descentralização e dos assuntos militares", sublinhou o chefe de Estado moçambicano.

Filipe Nyusi adiantou que as duas partes estão a preparar propostas dos instrumentos legais relativos à descentralização administrativa, depois de ter sido acordada a trégua e a agenda entre os grupos de trabalho que negociam a paz definitiva.

"A cultura de paz mantém-se como a premissa para a consolidação da nação moçambicana e garantia do seu desenvolvimento", salientou o chefe de Estado moçambicano.

Trégua

Moçambique assiste, desde o início de maio, a uma trégua por tempo indeterminado, na sequência de conversas entre o Presidente moçambicano e o líder da RENAMO, Afonso Dhlakama.

Paralelamente à trégua em vigor, o Governo e a RENAMO estão em negociações em torno da descentralização do Estado, despartidarização das Forças de Defesa e Segurança e desarmamento do braço militar do principal partido da oposição.

Entre 2015 e dezembro do ano passado, o país voltou a ser palco de confrontos na sequência da recusa do principal partido da oposição em aceitar a derrota nas eleições gerais de 2014. A vaga de violência incluiu ataques a alvos civis que o Governo atribuiu à RENAMO e assassínios políticos de membros do principal partido da oposição e da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), partido no poder.

Saltar a secção Mais sobre este tema