1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

FRELIMO promete candidato presidencial "à altura" de Nyusi

kg | Lusa
1 de março de 2021

À Rádio Moçambique, o secretário-geral do partido no poder disse que a FRELIMO não vai dececionar a população na escolha do seu candidato para as eleições de 2024. Presidente Filipe Nyusi cumpre seu último mandato.

https://p.dw.com/p/3q3eu
Bandeira da FRELIMO
Foto: Marco Longari/AFP/Getty Images

O secretário-geral da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) assegurou que o partido no poder vai indicar um candidato presidencial à altura das expetativas da população para suceder o atual chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi.

"Vamos organizar-nos para não dececionar a totalidade da população moçambicana", disse Roque Silva, em entrevista à emissora pública Rádio Moçambique. 

Filipe Nyusi termina o segundo e último mandato presidencial em 2024 e, de acordo com a Constituição da República, não se pode recandidatar a um terceiro mandato.

O secretário-geral da FRELIMO garantiu que o partido dispõe de uma base alargada de escolhas de candidatos presidenciais.

"Felizmente, a FRELIMO tem um manancial de quadros, tem uma base alargada e saberá lidar com isso", sublinhou o secretário do partido que governa Moçambique há 45 anos, desde a independência do país, em 1975.

Corrupção

À Rádio Moçambique, Roque Silva reconheceu que o envolvimento de alguns membros do partido com atos de corrupção ameaça a FRELIMO.

"Naturalmente, embaraça-me", admitiu.

"Mas em algum momento eu já disse que ter cartão de membro da FRELIMO não é ter cartão de livre trânsito para ser corrupto", acrescentou.