1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
FutebolAlemanha

Futebol de luto: Morreu o astro alemão Gerd Müller

DPA | AFP | Reuters | tms
15 de agosto de 2021

Gerd Müller, melhor avançado alemão de sempre, morreu este domingo, aos 75 anos. Informação foi confirmada pela sua antiga equipa, o Bayern de Munique. Jogador deixa grande legado para o futebol.

https://p.dw.com/p/3z11u
Foto: SvenSimon/picture alliance

Durante uma carreira brilhante, Müller marcou 365 golos pelo Bayern de Munique na Bundesliga durante os anos 60 e 70, bem como 68 golos pela Alemanha Ocidental em 62 jogos internacionais.

"Hoje é um dia triste e de luto para o FC Bayern e os seus adeptos", disse hoje (15.08) o presidente da equipa de Munique, Herbert Hainer.

"Gerd Müller foi o maior avançado de sempre - e uma boa pessoa, uma personalidade no futebol mundial. Sem Gerd Müller, o FC Bayern não seria o clube que todos nós amamos hoje”, disse Hainer, ressaltando que o nome de Müller e "a sua memória viverão para sempre".

Durante os últimos anos, Müller foi diagnosticado com demência. O astro alemão deixa a sua esposa Uschi e uma filha.

Deutschland | Fußball-Legende Gerd Müller im Alter von 75 Jahren gestorben
Müller durante partida pelo Bayner de Munique contra o Eintracht Frankfurt, em 1976Foto: SvenSimon/picture alliance

Legado

Gerd Müller fez história tanto para o Bayern de Munique como para a Alemanha Ocidental. Marcou inacreditáveis 566 golos em 607 jogos para o FC Bayern.

Fez parte das equipas do Bayern que ganharam quatro títulos da Bundesliga e dominaram a antiga Taça da Europa - agora Liga dos Campeões - levantando o troféu três épocas consecutivas de 1974-76.

O recorde de 40 golos marcados na Bundesliga por Müller numa única época foi de 1971/72 até ao atual avançado do Bayern Robert Lewandowski marcar pela 41ª vez em 2020/21, em maio passado.

Com a equipa nacional da Alemanha Ocidental, Müller venceu o campeonato europeu de 1972 e o Mundial em casa em 1974, marcando o golo da vitória na final em Munique contra a Holanda.

Após a sua carreira de jogador, permaneceu por muito tempo no clube como treinador das equipas juvenis.