1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

George Weah é o novo Presidente da Libéria

Lusa | AFP | ms
28 de dezembro de 2017

O antigo futebolista George Weah foi eleito Presidente da Libéria, de acordo com os resultados provisórios divulgados pela Comissão Nacional de Eleições e quando falta apurar apenas 2% dos votos da segunda volta.

https://p.dw.com/p/2q4wz
Foto: picture alliance/dpa/epa/A. Jallanzo

Weah, do Congresso pela Mudança Democrática (CCD), obteve 61,5% de votos expressos, enquanto o atual vice-presidente Joseph Boakai, do Partido Unido, no poder na Libéria, reuniu somente 38,7%.

A contagem dos votos da segunda volta das presidenciais, eleições realizadas na terça-feira (25.12), com 2,2 milhões de eleitores, prossegue e os resultados finais serão anunciados na sexta-feira (29.12).

Pouco antes do anúncio dos resultados provisórios, na sede do partido na capital, Monróvia, os apoiantes do antigo futebolista já cantavam vitória.

Na presidência da Libéria, George Weah sucede a Ellen Johnson-Sirleaf, prémio Nobel da Paz em 2011, a primeira mulher chefe de Estado em África.

George Weah, de 51 anos, já tinha ficado em primeiro na primeira volta das eleições presidenciais, a 10 de outubro, mas não logrou a maioria exigida.

Weah registou 39%, à frente de Boakai, de 73 anos, que obteve 29,1% dos votos. Os restantes 18% dos votos foram repartidos por Charles Brumskine (Partido pela Liberdade) e Beroni Urey (Partido de Todos os Liberianos).

As presidenciais foram as primeiras eleições em mais de 70 anos neste país africano, fundado por escravos norte-americanos: O novo Presidente deverá tomar posse em janeiro de 2018.