1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Governo alemão apoia preservação do meio ambiente em Maputo

25 de janeiro de 2019

Projeto financiado pela Alemanha nas escolas da capital de Moçambique ensina alunos a reciclar e a proteger o planeta. Professores e alunos dizem gostar da ideia.

https://p.dw.com/p/3BuhZ
Cena de uma peça de teatro sobre reciclagem na embaixada da Alemanha em MaputoFoto: DW/R. da Silva

Alunos moçambicanos têm aprendido a preservar o meio ambiente com a ajuda de peças de teatro e de palestras na escola. Shelton Chume, de 16 anos, é um deles. Está agora mais consciente dos perigos de não reciclar: "Na rua, quando compro pipocas, tenho receio de jogar o plástico fora".

"Aprendo mais na escola, no período das férias. Não fico em casa, venho aprender como cuidar do meio ambiente, como acabar com as garrafas e o plástico na comunidade. Mudou muita coisa, porque o professor, quando chega, dá-nos rebuçados e não diz nada. No fim da aula, exige os plásticos dos rebuçados", explica.

Nas escolas, ainda se ensina pouco sobre a preservação do meio ambiente. Por isso, a professora Elsa da Silva elogia o projeto financiado pela Alemanha, para sensibilizar as comunidades sobre a importância de preservar o planeta, através de peças de teatro ou nas próprias salas de aula.

"O objetivo é transmitir os conteúdos de educação ambiental por meio de jogo de bonecos. Os nossos alunos aprendem a reciclar o lixo, a fazer vários objetos com lixo", explica a docente. "Os alunos aprendem a trabalhar com materiais reciclados: as garrafas, a carcaça de coco e outros resíduos".

Governo alemão apoia preservação do meio ambiente em Maputo

Bons resultados 

O projeto é levado a cabo pela organização não-governamental Solidaritätsdienst International e financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Económica e Desenvolvimento da Alemanha.

"Nos últimos três anos, fizeram um projeto de meio ambiente e construíram um centro para o efeito, cujo objetivo é promover o meio ambiente", diz Birt Nichol, da embaixada da Alemanha em Maputo, considerando que a iniciativa já teve bons resultados. "Trabalham com três escolas aqui no distrito e este projeto é parte do que é financiado pela embaixada".

O grupo de teatro da Escola Secundária de Malhazine, apoiado pela embaixada da Alemanha, tem agora a tarefa de disseminar a mensagem de preservação do meio ambiente a outras escolas do distrito, mas "isso depende muito dos alunos desta escola", ressalva Birt Nichol.

"A ideia é os alunos levarem a peça de teatro a outras escolas no distrito. Vai também depender do Centro do Meio Ambiente para a apresentação de pecas nas escolas adstritas à zona", explica.

O consultor ambiental alemão Wieland Jagodzinski, que encenou a peça sobre o meio ambiente, sublinha a importância da reciclagem em Moçambique: "Vejo muito lixo nas ruas, garrafas… muitas vezes, quando ando, sinto que algo colou no meu sapato, então, é importante".

Saltar a secção Mais sobre este tema