1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Angola prepara legislação para repatriamento de capitais

Lusa | ar
2 de janeiro de 2018

Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos de Angola anunciou preparação da legislação para repatriamento de capitais de angolanos no estrangeiro.

https://p.dw.com/p/2qFKx
USA Währung Dollar
Foto: picture alliance/AFP Creative/K. Bleier

Em causa está um anúncio que o chefe de Estado angolano João Lourenço fez, em dezembro do ano passado, sobre um período de graça que o Governo vai conceder a todos os angolanos com vista a repatriarem capitais do estrangeiro para Angola, findo o qual poderá partir para a forma coerciva.

Segundo o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos de Angola  Francisco Queirós, a legislação sobre o assunto "encerra uma certa complexidade, porque tem a ver com bens de pessoas"."E esses bens têm que ser, em primeiro lugar, declarados, depois tem que se estudar o mecanismo de repatriamento, tem que ter a devida cautela, sem necessariamente pôr em causa a política que é de grande alcance, repito. O diploma legal está a ser preparado com grande cautela", disse esta terça-feira (02.01.) o ministro, em declarações à rádio pública angolana.

Angola Skyline von Luanda
Foto: picture-alliance/dpa/M. Kappeler

Novidades ainda este mês

Francisco Queirós referiu ainda que, tendo em conta a urgência com que o Presidente da República se referiu ao assunto e a orientação que deu sobre o princípio do ano, possivelmente haja novidades até mesmo este mês.

"Eu penso que durante todo este mês, nós poderemos ter novidades acerca desta matéria. Parece-me arriscado falar em datas precisas, porque o assunto reveste-se de alguma complexidade", reiterou.

"É preciso avaliar todas as componentes do assunto, tratam-se de bens que são de pessoas que devem ser repatriados, deve haver declaração destes bens e há outros conjuntos de aspetos que se associam a isso, porque são bens que estão localizados fora do país e o seu repatriamento, nas condições em que se está a referir, tem que ser definido com regras e plasmado num documento legal", acrescentou.

Dinheiro de Angola é dos angolanosRecorde-se que o Presidente angolano fez o anúncio, enquanto vice-presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), quando discursava num seminário de capacitação dos seus quadros sobre "Os tipos de crimes a que estão sujeitos os titulares de cargos públicos", promovido pelo grupo parlamentar do partido no poder em Angola.

Angola Feier der MPLA João Lourenço
João Lourenço durante a campanha eleitoral prometeu o combate à corrupção se fosse eleito Presidente (Foto de Arquivo/2016)Foto: Getty Images/AFP

"O executivo vai no início do ano estabelecer um período de graça, durante o qual todos aqueles cidadãos angolanos que repatriarem capitais do estrangeiro para Angola e os investirem na economia, empresas geradoras de bens, de serviços e de empregos, não serão molestados, não serão interrogados das razões de terem tido dinheiro lá fora, não serão processados judicialmente", garantiu João Lourenço, na altura.

 Contudo, alertou que "findo esse prazo, o Estado angolano sente-se no direito de considerar dinheiro de Angola é dos angolanos e, como tal, agir junto das autoridades dos países de domicílio para tê-lo de volta e em sua posse".

Angola necessita de dinheiro para se desenvolver

João Lourenço sublinhou que Angola necessita de capitais para se desenvolver, para realizar investimento público em projetos geradores de riqueza, mas sobretudo gerador de empregos para os angolanos e para os jovens.

O chefe de Estado angolano lembrou que o Governo tem vindo a trabalhar para remover fatores inibidores do investimento privado estrangeiro, salientando que as expetativas são encorajadoras, mas considerando que os angolanos "detentores de verdadeiras fortunas no estrangeiro" devem ser "os primeiros a vir investir no seu próprio país, se são mesmo verdadeiros patriotas".

Saltar a secção Mais sobre este tema