1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Governo nega envolvimento do Exército em torturas

Leonel Matias (Maputo)
10 de setembro de 2020

O Ministério da Defesa põe em causa o relatório da Amnistia Internacional, que acusa o Exército moçambicano de violar os direitos humanos na província de Cabo Delgado.

https://p.dw.com/p/3iIti
Foto: Getty Images/AFP/J. Nhamirre

O ministério moçambicano da Defesa nega que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) tenham protagonizado atos de tortura e violação dos direitos humanos na província de Cabo Delgado, palco de ataques armados de alegados "jihadistas".

A acusação foi feita na quarta-feira (09.09) pela organização de defesa dos direitos humanos Amnistia Internacional, que disse estar estar na posse de imagens em que supostos membros das FDS torturam cidadãos civis.

O porta-voz do Ministério da Defesa, Omar Saranga, desmente as acusações, referindo que o comunicado da Amnistia Internacional "faz uma abordagem baseada em vídeos e fotografias sem ter em conta a natureza da propaganda dissimulada e reducionista do grupo terrorista que atua em Cabo Delgado, que visa denegrir a imagem das Forças de Defesa e Segurança."

Bispo de Pemba: "Estou tranquilo"

Ainda segundo Omar Saranga, "as torturas, as tentativas de decapitação e outros maus-tratos referidos no comunicado como praticados por elementos que envergam o uniforme do Exército e da Unidade de Intervenção Rápida não devem ser vistos como uma certeza definitiva, tendo em consideração que uma das táticas usadas pelos terroristas nas suas macabras incursões contra a população é fazerem-se passar por elementos das Forças de Defesa e Segurança numa tentativa velada de confundir a opinião pública nacional e internacional."

Pedidos para investigação independente

No entanto, o deputado Alfredo Magumisse, do maior partido da oposição, a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), considera que as acusações da Amnistia Internacional não devem ser ignoradas. Segundo Magumisse, o pedido da organização ao Governo para investigar de forma independente e imparcial as alegadas violações "merece toda a atenção e consideração".

O chefe da bancada parlamentar do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) defende igualmente uma investigação às acusações.

"Qualquer comissão a ser criada para repor a legalidade, o respeito dos direitos humanos é sempre bem-vinda", afirma Lutero Simango.

Por seu turno, o presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos, Luís Bitone, disse que ainda não teve acesso à documentação da Amnistia Internacional. Acrescentou que as zonas afetadas pelos ataques armados em Cabo Delgado estão inacessíveis, sendo necessária uma investigação para se fazer uma análise com propriedade.

"Cabo Delgado também é Moçambique"