1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Guiné-Bissau: CNE sorteia ordem dos candidatos nos boletins

Lusa
3 de dezembro de 2019

A tempo da segunda volta das presidenciais, a Comissão Nacional de Eleições sorteou a ordem dos candidatos nos boletins de voto. Domingos Simões Pereira ficou em primeiro e Umaro Sissoco Embaló em segundo.

https://p.dw.com/p/3UASz
Foto: DW/B. Darame

Um sorteio realizado esta terça-feira (03.12) pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) determinou que Domingos Simões Pereira será o número um nos boletins do voto para a segunda volta das presidenciais, marcadas para o dia 29.

Umaro Sissoco Embaló, o outro candidato que vai disputar a segunda volta, vai ficar na segunda posição nos boletins.

Guiné-Bissau vai a segunda volta das presidenciais

O sorteio determinou ainda que Sissoco Embaló será o primeiro no uso dos tempos de antena na rádio e televisão da Guiné-Bissau.

As fotografias usadas pelos dois candidatos na primeira volta serão as mesmas a serem utilizadas nos boletins para a segunda volta. 

O presidente da CNE, José Pedro Sambu, observou que o passo seguinte é a produção dos boletins de voto em Portugal.

Na primeira volta disputada em 24 de novembro, Domingos Simões Pereira, apoiado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) foi o candidato que obteve maior percentagem de votos, 40,13%.

Umaro Sissoco Embaló, apoiado pelo Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15), foi o segundo mais votado e obteve 27,65% dos votos. 

A campanha eleitoral para a segunda volta das presidenciais começa no dia 13 e vai decorrer até dia 27 de dezembro.

Saltar a secção Mais sobre este tema