1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Desporto

Guiné-Bissau e Moçambique vencem no apuramento para o CAN

Lusa | gs
11 de junho de 2017

A seleção moçambicana fez história, na primeira jornada da fase de apuramentos para o CAN, com a primeira vitória de sempre diante da Zâmbia.

https://p.dw.com/p/2eTsx
Fußball | Africa Cup 2017 | Gabun vs Guniea Bissau | Team Guinea Bissau
Seleção da Guiné-Bissau no CAN 2017Foto: picture-alliance/abaca/C. Liewig

A seleção de futebol da Guiné-Bissau recebeu e venceu, no sábado (10.06), a Namíbia por 1-0, em jogo da primeira jornada do grupo K, da fase de apuramento para a Taça das Nações Africanas que, em 2019, terá lugar nos Camarões.

O estreante Edy, que atua na segunda divisão chinesa, marcou o único golo do encontro aos 22 minutos. A partida em Bissau esteve em risco de não se realizar, porque os jogadores guineenses ameaçaram faltar, reivindicando o pagamento de prémios em atraso e o reembolso de despesas pessoais. Mas na sexta-feira (09.06), os jogadores chegaram a acordo com o Governo guineense e acabaram por disputar a partida.

Também no grupo K, a seleção de futebol moçambicana fez história, com a primeira vitória de sempre diante da Zâmbia. Com a camisola dos "mambas", Stanley Ratifo, médio ao serviço do Colónia, na Alemanha, resolveu a partida aos 90 minutos.

Afrika Cup Kap Verde Angola
Na sua primeira participação no CAN, em 2013, a seleção de Cabo Verde chegou aos quartos de finalFoto: Reuters

No entanto, no grupo I, a seleção de Angola saiu derrotada por 3-1, em Ouagadougou, frente ao Burkina Faso. O avançado Gelson, do Sporting, marcou aos 23 minutos o único golo dos "Palancas Negras".

No outro jogo do grupo I de apuramento para a final do próximo CAN, o Botsuana perdeu em casa, por 1-0, com a Mauritânia.

A seleção cabo-verdiana de futebol também perdeu, no domingo, em casa com o Uganda por 1-0, no primeiro jogo do grupo L de apuramento para o CAN.  Na outra partida do mesmo grupo, a Tanzânia e o Lesoto empataram 1-1.

Os vencedores de cada um dos 13 grupos de apuramento e os dois melhores segundo classificados vão juntar-se à seleção organizadora, os Camarões, na fase final da principal competição do continente africano. 

Saltar a secção Mais sobre este tema