1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaGuiné-Conacri

Guiné-Conacri: Diallo não aceita derrota e pede mobilização

AFP
27 de outubro de 2020

Autoridades divulgam 21 mortos em violência após as eleições que levam Alpha Condé ao terceiro mandato. Líder da oposição diz que não acredita em mediação internacional e exige "respeito pela verdade das urnas".

https://p.dw.com/p/3kTdr
Screenshot auf Zoom | PK Oppositionsführer Cellou Dalein Diallo aus Guinea
Foto: Cellou Dalein Diallo/Zoom

Governo divulgou dados oficiais sobre os confrontos no país após as eleições presidenciais. Líder oposicionista convoca população

A vaga de violência na sequência das eleições presidenciais de 18 e outubro na Guiné-Conacri já causou 21 mortos, conforme números oficiais divulgados no final da noite de segunda-feira (26.10). Além de civis manifestantes, integrantes das forças de segurança estão entre as vítimas.

As autoridades haviam relatado até segunda-feira cerca de 10 pessoas mortas enquanto a oposição, pelo menos 27.

Guinea Bissau Conakry | Ruinen nach Ausschreitungen Gewalt Protest
Danos materiais causados pelos protestos na capital ConacriFoto: John Wessels/AFP

Em conferência de imprensa, as autoridades também divulgaram que mais de 240 pessoas foram detidas em todo o país nos últimos oito dias. "Estes não são simples delitos que cometidos [aleatoriamente], mas casos comprovados de ações criminosas ardilosamente planeadas com antecedência para manchar a imagem das instituições do Estado", disse o Ministro da Justiça Mory Doumbouya.

O ambiente é tenso em Conacry. A Frente Nacional para a Defesa da Constituição (FNDC) convocou uma nova manifestação contra um terceiro mandato de Alpha Condé - candidato da Assembleia do Povo da Guiné (RPG), declarado vencedor das eleições – mas o apelo teve pouca ou quase nenhuma resposta. Muitos cidadãos dizem que temem pela sua segurança.

Mediação internacional

Enviados das Nações Unidas, da União Africana (UA) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) chegaram no domingo a Conacri (25.10) e continuaram os seus esforços de mediação, cumprindo agendas com ministros, comissão eleitoral e corpo diplomático.

Nesta segunda-feira também encontraram-se com o líder da oposição, Cellou Dalein Diallo – da União das Forças Democráticas da Guiné (UFDG) - que se declarou vitorioso no dia seguinte à votação.

"Não espero muito destes emissários (...) que, na realidade, sempre estiveram do lado de Alpha Condé. Mas é importante aproveitar todas as oportunidades para comunicar a informação que realça a nossa vitória e para chamar a atenção para a repressão sangrenta que se abate sobre os guineenses," tweetou Diallo pouco depois da reunião.

"Vamos continuar a nossa mobilização nas ruas e praças públicas para exigir o respeito pela verdade das urnas. Não há volta a dar", acrescentou ele.

Diallo denunciou o "rapto" de dois dirigentes da UFDG, Fodé Oussou Fofana e Kalemodou Yansané.

Vida travada

A maioria das lojas permanece fechada ao longo da estrada Fidel Castro, que conduz do centro da cidade ao aeroporto, passando por distritos considerados pró-governamentais.

Mais a norte, nos grandes subúrbios dominados pela oposição, correspondentes das agências de notícia descrevem que há forte presença das forças de segurança. Ouviram-se tiros em bairros como Cosa e Sonfonia, sem que se soubesse se houve mortos ou feridos.

Guinea Präsidentschaftswahlen | Alpha Conde
Condé faz comício após a votação na capitalFoto: John Wessels/AFP

Na área de Wanindara, um dos bastiões da oposição, ainda há marcas dos confrontos dos últimos dias: carcaças de dois camiões queimadas, pneus incendiados, pedras no chão e edifícios saqueados.

A relatos de que jovens apoiantes do RPG e da UFDG são protagonistas dos confrontos. Segundo a Amnistia Internacional, as forças de segurança usaram força excessiva durante a última semana, disparando munições letais contra os manifestantes. A ONG também condenou os cortes na Internet, cujo acesso ainda era muito difícil na segunda-feira, de acordo com os jornalistas da AFP.

De acordo com dados provisórios anunciados no sábado, Diallo obteve 33,5% dos votoscontra 59,5% de Condé. O líder da oposição confirmou na segunda-feira a sua intenção de recorrer contra estes resultados junto ao Tribunal Constitucional.

A despedida de Mory Kanté, o gigante da música africana