1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Gurué sofre com grave falta de água

Marcelino Mueia (Quelimane)3 de agosto de 2015

Em muitos bairros deste distrito no centro de Moçambique, não há água nas torneiras há três meses. A população tem de andar pelo menos cinco quilómetros para satisfazer o consumo diário. A situação é crítica.

https://p.dw.com/p/1G8xH
Foto: Petra Aschoff

No distrito de Gurué, na província da Zambézia, no centro de Moçambique, dezenas de milhares de pessoas não têm acesso a água potável canalizada. A situação já se arrasta há mais de cinco anos, mas este ano piorou.

Segundo o administrador local, Joaquim Pahare, a falta de água no distrito deve-se ao fato de o atual sistema de abastecimento não conseguir atender ao número de consumidores. "O sistema consegue abastecer cerca de 17.500 munícipes, mas estima-se [que habitem aqui] 60 mil pessoas", explica.

A crise de água já afetou, por exemplo, um internato de estudantes. Vários alunos dizem ter desistido dos estudos porque não conseguem lavar a roupa ou ter acesso a água potável sem ir ao poço mais próximo.

Sistema obsoleto

Bildergalerie Nach Überschwemmungen in Mosambik
Muitos têm de andar quilómetros para ter água para o consumo diárioFoto: DW/R.da Silva

O administrador realça que o sistema de fornecimento de água nunca passou por uma manutenção ou reabilitação desde que foi construído na era colonial.

Para ultrapassar a crise, o distrito precisa de um abastecimento de, pelo menos, 971.400 metros cúbicos de água ao ano. Atualmente, a estação de captação de água só consegue fornecer 500 metros cúbicos à população.

O sistema é obsoleto, destaca o administrador, que, ao mesmo tempo, garante que já existe um plano do Governo para ampliar o sistema de fornecimento de água. No entanto, Pahare não avança quando o plano se tornará realidade.

A solução

As autoridades locais estimam que são necessários mais de 100 milhões de dólares norte-americanos para ampliar o atual sistema de captação e fornecimento de água em Gurué.

O presidente da Assembleia Provincial da Zambézia, Betinho Jaime, reiterou que pretende reavaliar os custos da ampliação do sistema de captação e fornecimento de água. O projeto contará com o apoio do Governo provincial e de parceiros de cooperação, bem como da edilidade local para evitar que as obras parem antes de serem concluídas.

[No title]