1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Ibraimo Alberto, um exemplo de integração na Alemanha

20 de fevereiro de 2009

O moçambicano não se deixa intimidar com atitudes racistas de que é alvo na Alemanha. No país de acolhimento segue a sua vida, mas sente que não é considerado alemão apesar de os seus documentos assim o dizerem.

https://p.dw.com/p/GyQ9
Na RDA Ibraimo Alberto ganhou, por duas vezes, o campeonato estudantil e foi pugilista da primeira divisão.Foto: Steffen Leidel

Ibraimo Alberto é uma verdadeira celebridade na pequena cidade alemã de Schwedt, na Uckermark, perto da fronteira com a Polónia. O que não se deve apenas ao seu empenho pela integração dos imigrantes e à sua função de deputado do Partido Social Democrata no parlamento municipal, mas também à sua carreira de pugilista. Em 1981, Alberto foi um de muitos trabalhadores moçambicanos que foram trabalhar para a extinta República Democrática Alemã no âmbito de um acordo governamental bilateral. O maior sonho do moçambicano é visitar a velha mãe em Moçambique. A viagem é muito cara. Mas Ibraimo está decidido a consegui-lo. Afinal de contas, ele aprendeu a lutar pelos seus sonhos.