1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Direitos HumanosRepública Democrática do Congo

Idosas exigem reparações por atrocidades da Bélgica colonial

Michael Schneider
27 de outubro de 2021

Cinco mulheres que nasceram no então "Congo belga" demandam indemnizações e reconhecimento oficial de crimes que foram vítimas no período colonial. Idosas relatam abusos na infância e separação forçada de suas famílias.

https://p.dw.com/p/42DsT
Prozess gegen Belgien | Kolonialverbrechen im Kongo vor Gericht
Foto: Hadrien Dure/Belga/dpa/picture alliance

Um tanto ansiosas, mas também orgulhosas, elas sentavam-se na sala de audição do Tribunal de Bruxelas para um julgamento a 14 de outubro. São cinco mulheres idosas que concentraram todas as atenções da Bélgica nas últimas semanas.

Noelle, Léa, Simone, Monique e Marie-José acusam o Estado belga de crimes contra a humanidade cometidos nos anos 1950 e 60 no antigo "Congo belga".

As vítimas são mestiças, descendentes de mães congolesas e colonos belgas. "Éramos filhos do pecado, porque as relações entre negros e brancos eram proibidas. Por isso fomos mal vistas", Léa Taveres numa entrevista a emissora RTBF.

A Bélgica via estas crianças como uma mancha que tinha de desaparecer das ruas. Como jovens raparigas, as cinco foram, portanto, arrancadas às suas mães e colocadas aos cuidados do Estado sem muitas satisfações às famílias. Foram levadas para reformatórios para serem cuidadas por missionários, como milhares de outras crianças mestiças.

Os queixosos veem a política do Governo belga de lidar como essas crianças como uma forma inaceitável de privação de liberdade e de segregação racial.

Prozess gegen Belgien | Kolonialverbrechen im Kongo vor Gericht
Vítimas são filhas de mãe congolesas e pais europeusFoto: Hadrien Dure/Belga/dpa/picture alliance

Soldados congoleses

Mas as coisas ficaram ainda piores. Após a independência do Congo, em 1960, o a estrutura do clero foi levada para o estrangeiro em segurança. As crianças foram deixadas em paz por um período curto, até caíram indefesas nas garras dos soldados congoleses.

"Ficamos lá para a sua diversão. Todas as noites obrigavam-nos a fazer um 'filme'. Despiam-nos, afastavam-nos as pernas e punham velas entre eles. Todas as noites. Já não aguentávamos mais", revela uma das vítimas Monique Bitu Bingi.

Bingi considera a Bélgica parcialmente culpada por este abuso, porque abandonou as crianças. Hoje, as mulheres vivem na Europa, e foram a Bruxelas atrás de justiça. Seria a primeira vez que a Bélgica seria responsabilizada por crimes contra a humanidade.

"Deve-se ter em conta o destino destas mulheres e de muitas outras, e reconhecer-se os crimes que a Bélgica cometeu durante o período colonial", considera a advogada das vítimas, Michèle Hirsch.

Prozess gegen Belgien | Kolonialverbrechen im Kongo vor Gericht
Processo movido contra o Estado belgaFoto: Hadrien Dure/Belga/dpa/picture alliance

Segredos revelados

Os queixosas já conseguiram que as atrocidades daquela época viessem à luz e fossem discutidas no país. Em 2019, o então primeiro-ministro Charles Michel lutou para obter um primeiro pedido de desculpas.

"Em nome do Estado belga, peço desculpa às [raparigas] mestiças que foram afastadas das suas famílias durante o período colonial e pela injustiça e dor que sofreram", disse Michel.

Mas o gesto, por si só, não foi suficiente para as cinco mulheres. Cada uma exige 50 mil euros em reparações pela sua dor e sofrimento. Além da indemnização, entretanto, as idosas querem justiça.

"Quando se comete um crime, eles prendem [a pessoa]. Porquê? Porque ela tem de pagar por isso. E este crime também tem de ser compensado. Não se pode simplesmente pedir desculpa por crimes. Não é assim que funciona", diz Léa Tavares.

O grupo que ingressou com a demanda judicial no Tribunal de Bruxelas quer que as violações dos direitos humanos perpetrada pelo regime colonial belga tornem-se oficialmente reconhecidas. Portanto, apenas um gesto de reconciliação já não é suficiente.

Trabalhadores humanitários acusados de abuso sexual na RDC