1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique: Indústria de 60 milhões deixa de produzir

Carlos Matsinhe (Xai-Xai)
3 de agosto de 2017

Na província de Gaza, no sul de Moçambique, um complexo agroindustrial que custou 60 milhões de dólares deixou de produzir. O complexo foi inaugurado há dois anos e já mostra sinais exteriores de degradação.

https://p.dw.com/p/2hdnt
Mosambik Agro-Industrial Complex Chókwè
Unidade industrial visa processar e conservar os cereais e hortícolas no vale do Limpopo e arredoresFoto: DW/C. Matsinhe

O complexo milionário não tem matérias-primas suficientes e os custos de produção são grandes, por isso um analista moçambicano avisa: em tempos de crise, fazer grandes projetos não chega. É preciso que esses projetos tenham futuro e sejam rentáveis.

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, inaugurou o Complexo Agro-Industrial de Chókwè (CAIC), em abril de 2015, com pompa e circunstância. Na província de Gaza, Filipe Nyusi cortou uma fita vermelha gigante junto ao complexo e destapou a placa de inauguração ao lado do embaixador da China, porque o CAIC é um financiamento chinês.

Problemas desde a inauguraçãoO complexo agroindustrial só funcionou a 12% da sua capacidade. Esperava-se que os parceiros indianos investissem na agricultura na região, para fornecer os produtos necessários para o complexo funcionar: arroz, tomates e castanha de caju. Porém, segundo o diretor da fábrica, Mamed Abacar, os investidores nunca mais apareceram e o CAIC ficou sem matéria-prima.

Mosambik Agro-Industrial Complex Chókwè
Foto: DW/C. Matsinhe

"Eles tinham dois modelos desenhados: um de fomento e outro modelo de produção própria. No fim das contas os parceiros nunca apareceram, então os gestores da fábrica foram obrigados a procurar alternativas para poder gerir a fábrica", explica o diretor.

A alternativa, segundo Mamed, foi investir diretamente na produção das matérias-primas, mas a colheita ficou aquém do que se esperava, por causa da seca. Além disso, o complexo tinha de importar embalagens de África do Sul, o que encarecia os custos de produção.

Grandes projetos são erros comuns

Agora, o complexo agroindustrial deixou de produzir. As despesas – por exemplo, com funcionários e energia elétrica – atingem os 180 mil meticais por mês (cerca de 2.500 euros). O CAIC tornou-se um fardo para o Estado, pois a maioria das participações no complexo são do Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE).

Indústria de 60 milhões deixa de produzir

Este não é um caso único, diz Carlos Mhula, um analista na província de Gaza. Mhula comenta que, em Moçambique, há uma tendência para repetir erros ao conceber grandes projetos. "Ainda continuamos a montar complexos, ao invés de os complexos se montarem. Esse é um erro repetitivo que nós temos tido", afirma Carlos Mhula.

Segundo o analista, "primeiro, é preciso ter uma produção intensiva dos cereais, para depois usar os recursos existentes, e só depois se constrói uma infraestrutura".

O analista aponta, a título de exemplo, o Centro de Investigação e Transferência de Tecnologias Agrárias, no distrito de Mandlakazi, no sul de Moçambique, e o futuro aeroporto de Chongoene, em projeção – projetos que, segundo Carlos Mhula, vão trazer ao Estado mais despesas do que lucros.