1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

(In)verdades: a migração global cada vez mais forte

Stefan Möhl | Raquel Loureiro
8 de agosto de 2021

É muito comum ouvirmos dizer que vivemos numa época de excecional migração em massa, mas isto é um mito. Embora a circulação global de pessoas tenha aumentado ao longo do tempo, a migração global não está a crescer. Há apenas mais pessoas no mundo.

https://p.dw.com/p/3yYnt

Embora o número total de migrantes em todo o mundo tenha aumentado nos últimos 60 anos, o mesmo aconteceu com a população mundial em geral. Aumentou de 3 mil milhões para quase 8 mil milhões. Há meio século, 3% da população mundial era migrantes. Hoje, esse número permanece quase o mesmo - 3,5%.

No que diz respeito à África Subsaariana, os números até caíram um pouco: Em 1990, 3% da população vivia no estrangeiro. Hoje, são apenas 2,5%*. E só uma minoria de migrantes africanos - cerca de 30% - deixou efetivamente o continente. A grande maioria mudou-se para um país vizinho.

Também não é verdade que todos os migrantes africanos estão desesperados por sair do continente. A grande maioria dos migrantes e refugiados em África está a mudar-se para os países vizinhos.

A migração global não está a crescer. Há apenas mais pessoas no mundo.

Por isso, embora a circulação global de pessoas tenha aumentado ao longo do tempo, a tendência não mudou.