1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Julgamento de Benjamin Netanyahu será retomado em janeiro

AP | Lusa | cvt
19 de julho de 2020

O processo contra o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu terá audiências três vezes por semana, a partir de janeiro, decidiu um tribunal de Jerusalém, este domingo (19.07).

https://p.dw.com/p/3fZDG
Israel Jerusalem Ministerpräsident Netanjahu im Gerichtssaal
Benjamin Netanyahu Foto: Reuters/R. Zvulun

Não ficou imediatamente claro se o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu será obrigado a estar presente em todas as audiências, embora alguns meios de comunicação social israelitas tenham relatado que sim.

A decisão do tribunal veio após a segunda audiência do julgamento, uma deliberação processual que estabelece o ritmo para o resto dos procedimentos.

Netanyahu, que não esteve presente este domingo em tribunal, é acusado de fraude, quebra de confiança e aceitação de subornos numa série de escândalos - nos quais é acusado de ter recebido presentes luxuosos de amigos milionários e trocado favores com magnatas dos media por uma cobertura mais favorável de si mesmo e de sua família.

O primeiro-ministro nega ter cometido as irregularidades e diz que as acusações são uma caça às bruxas orquestrada pelos média.

O julgamento começou em maio, após um atraso de dois meses provocado deviado a preocupações com o coronavírus. O seu recomeço acontece num momento em que Netanyahu enfrenta um descontentamento crescente pela forma como lida com a crise sanitária e as suas consequências económicas.

Os israelitas têm protestado cada vez mais nas ruas para exigir a sua renúncia.

Por que motivo existe corrupção?