1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Ivan Mazanga é o novo líder da Liga da Juventude da RENAMO

15 de junho de 2021

Ivan Mazanga foi eleito presidente da Liga Nacional da Juventude da RENAMO na conferência do maior partido da oposição que decorreu na Zambézia. Dois candidatos disputaram a vaga até há pouco ocupada por Ivone Soares.

https://p.dw.com/p/3uuvM
Foto: Marcelino Mueia/DW

De acordo com uma fonte da comissão organizadora da conferência, no princípio havia quatro candidatos à presidência da Liga Nacional da Juventude do maior partido da oposição provenientes das províncias de Nampula, Manica, Zambézia e Maputo. Os da Zambézia e Nampula cedo retiraram as candidaturas, tendo ficado apenas Ivan Mazanga de Maputo e Araújo Joanes Tomás de Manica.

Na abertura do encontro, o líder da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), Ossufo Momade, considerou pertinente a unificação da juventude da formação e depositas esperanças nesta camada.

Secretário-geral da RENAMO diz que DDR está no bom caminho

"Devemos manter a mesma disciplina e a união partidária que guiaram a RENAMO desde a sua criação. É imperioso que cultivem valores como a união na RENAMO, não existe grupos tribais étnicos e nem clãs, existem moçambicanos com vontade de servir a Nação e não há dúvidas que a liderança da RENAMO será liderada por um jovem", frisou Momade.

Ivone Soares, que ocupou o cargo desde 2014 até pouco tempo, diz que deixa a presidência da Liga Nacional da Juventude da RENAMO muito satisfeita e apela a liderança do partido a apostar nos jovens. "A juventude em Moçambique é maior ativo e quem não aposta na juventude só perde", lembrou.

Desafios do novo líder

Para o analista político Lourindo Verde, o principal desafio do novo líder da juventude é distanciar-se do divisionismo interno do partido.

"O que espero é que o partido encontre uma figura a altura de ser guardião de uma Liga da Nacional da Juventude, o próximo líder que for eleito deve se distanciar das alas da RENAMO para unificar as alas dentro da RENAMO".

Opinião semelhante tem o correligionário e edil de Quelimane, Manuel de Araújo: "É uma reunião que fazia falta a nossa esperança é que essas eleições sejam livres e transparente e que o presidente seja de todos os jovens, esperamos que na RENAMO a liga da juventude seja viveiro de líderes do nosso partido".