1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Desporto

Jupp Heynckes retorna ao Bayern de Munique 

Matt Ford | cvt
7 de outubro de 2017

Heynckes será, pela quarta-vez, o treinador do Bayern de Munique, até o final da temporada. O técnico concordou em deixar a aposentadoria para assumir a equipa, confirmaram os campeões alemães na sexta-feira (06.10).

https://p.dw.com/p/2lQcq
Jupp Heynckes offenbar neuer Bayern-Trainer
Foto: picture-alliance/SvenSimon/F. Hoermann

Jupp Heynckes é o mais bem sucedido treinador da história do Bayern de Munique. Em sua terceira temporada como treinador do time, liderou o Bayern a uma conquista histórica em 2012-13 - quando a equipa venceu a Bundesliga, a Copa da Alemanha e a Liga dos Campeões.

Agora, o treinador assinou um quarto contrato com o clube bávaro, até junho de 2018. Em Munique, Heynckes será assistido por Peter Hermann, depois do Fortuna Düsseldorf ter liberado seu treinador auxiliar.

"Há uma grande confiança entre Jupp Heynckes e FC Bayern", disse o chefe- executivo do time de Munique, Karl-Heinz Rummenigge, num comunicado oficial. "Estamos extremamente gratos a Jupp por concordar em aceitar a função de treinador principal. Ele é o treinador ideal para o FC Bayern neste momento", acrescentou.

Deutschland Fußball FC Bayern München gegen FC Barcelona Fans
Torcedores do Bayern de MuniqueFoto: picture-alliance/dpa/T. Hase

O diretor esportivo da equipa, Hasan Salihamidzic, disse que "Jupp Heynckes é um mestre em gestão e táticas. Estamos convencidos de que ele é, absolutamente, o homem certo para liderar a equipa para o sucesso novamente na situação atual".

O próprio Heynckes, que se aposentou após a vitória do Bayern em 2013, declarou que o Bayern de Munique tem um "lugar especial" em seu coração e revelou que não teria deixado a aposentadoria por nenhum outro clube.

"Minha equipe de treinamento e eu vamos agora fazer tudo o que pudermos para garantir que o time possa oferecer aos torcedores um futebol de sucesso. Não posso esperar para começar", acrescentou.

O treinador de 72 anos de idade irá assumir o time na segunda-feira (09.10). A estreia do Bayern sob a liderança de Jupp Heynckes será na próximo dia 14, quando os campeões da Bundesliga recebem o time de Freiburg.

Deutschland Franz Beckenbauer in München
Franz BeckenbauerFoto: picture-alliance/dpa/EPA/M. Mueller

Reações positivas

O lendário capitão e treinador alemão, vencedor da Copa do Mundo, , disse ao jornal alemão "Bild" que "ficou surpreso com o fato de Jupp estar a aceitar este risco". Mas declarou ainda: "Quanto mais eu penso nisso, mais estou satisfeito com o seu retorno".

Beckenbauer, que atualmente é o presidente honorário do Bayern, apesar de estar envolvido em alegações de corrupção sobre a concessão da Copa do Mundo de 2006 à Alemanha, acrescentou: "Eu acredito que ele pode lidar com a situação. Uma coisa é clara: a equipa agora tem que mostrar caráter e não pode mais esconder-se atrás do treinador".

Falando em Belfast - depois da vitória da seleção alemã por três a um num jogo de qualificação para a Copa do Mundo, contra a Irlanda do Norte - o treinador da Seleção Nacional da Alemanha, Joachim Löw opinou: "[Heynckes] é um treinador incrivelmente experiente que tem uma grande aura". Löw brincou: "Se ele voltar mais vezes, então ele pode acabar sendo meu sucessor!"

Antes da confirmação da nomeação de Keynckes, o defesa Jerome Boateng - que fez parte da última equipe do Bayern liderada por Heynckes - disse que não há "solução melhor". "Ele é um ótimo treinador, com um grande toque pessoal e muita experiência," concluiu.

O sonho do futebol europeu

Saltar a secção Mais sobre este tema