1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Líder do Parlamento guineense reprova Constituição do PR

2 de dezembro de 2020

Numa altura em que há duas propostas de nova Constituição, Cipriano Cassamá avisa o Presidente guineense que a revisão da Constituição cabe apenas e só ao Parlamento. A nova Constituição continua a gerar polémica.

https://p.dw.com/p/3m8TL
Bildkombo Cipriano Cassama und Umaro Sissoco

Atualmente há dois projetos de revisão da constituição concluídos e prontos para serem submetidos à aprovação dos parlamentares. Um é do Parlamento e o segundo do Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló. O Chefe do Estado diz que a única proposta da revisão da Constituição que vai a votação no Parlamento é a sua. Em resposta, o líder do Parlamento, Cipriano Cassamá avisa que não será assim.

"As interindependências dos órgãos da soberania consagradas na Constituição não facultam a nenhum órgão a liberdade de subalternizar outro. É bom sublinhar que a revisão da constituição está outorgada exclusivamente, tanto na iniciativa como no ato de legislar, apenas e só ao Parlamento", disse o presidente do parlamento em discurso na abertura da primeira sessão parlamentar da X legislatura.

Segundo a Constituição da Guiné-Bissau, as propostas de revisão têm de ser aprovadas por maioria de dois terços dos deputados que constituem a Assembleia Nacional Popular, ou seja, 68 dos 102 deputados.

Proposta da Constituição do Parlamento é que vai a votos

O presidente do Parlamento disse que foi criada uma comissão eventual para a revisão constitucional, que integra não só as instituições da soberania, como as sociedades civil, religiosa e outras forças vivas da Nação. Esta comissão já concluiu e entregou o rascunho de anteprojeto da revisão constitucional.

"Estamos em condição de garantir a todos que na próxima sessão parlamentar vamos efetuar a nossa prometida revisão constitucional. Essa é a nossa determinação, a nossa convicção perante a prioridade definida para esta décima legislatura", vincou.

O projeto de proposta de revisão da Constituição do Presidente guineense prevê várias alterações, incluindo a criação de um Tribunal Constitucional, que passará a dar posse ao Presidente da República.

Guinea Bissau 1. Parlamantssitzung nach Krise Cipriano Cassama
O presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, rejeita a proposta de Constituição do PresidenteFoto: DW/B. Darame

Revisão da Constituição cabe ao Parlamento

Ouvido pela DW África, o jurista guineense Luís Petit diz que o Presidente não deve continuar com a sua pretensão, por ser fora da lei.

"Se a interpretação da Constituição nos leva a entender que realmente a competência da revisão constitucional é da Assembleia Nacional Popular, então não vejo a razão do Presidente da República persistir com esta guerra de avançar com a sua proposta da revisão constitucional no Parlamento", explica o juristam que avança ainda que o papel do Presidente é de vetar ou promulgar o diploma aprovado pelo Parlamento.

A proposta do projeto de revisão constitucional apresentada por Umaro Sissoco reforça ainda os poderes do Presidente, que passa a presidir ao Conselho de Ministros, ao Conselho Superior de Defesa e ao Conselho de Segurança Nacional. A proposta refere também que só pode ser candidato ao cargo de Presidente quem tiver tido "residência permanente no território nacional nos cinco anos imediatamente anteriores à data de apresentação da candidatura", limitando as candidaturas de cidadãos que não residam no país. Estas alterações não agradam aos opositores do Presidente.

Guinea-Bissau Bissau | Kommission - Verfassung
Projeto de revisão constitucional na Guiné-Bissau reforça poderes do PresidenteFoto: Presidência

Nomeação do vice-primeiro-ministro é ilegal

Sobre a polémica nomeação do vice-primeiro-ministro,Cipriano Cassamá diz: "Afigura-se estranha a este Parlamento a criação da figura do vice-primeiro-ministro, uma figura completamente desconhecida pela nossa lei magna, e, por isso, não permitida a sua inclusão na orgânica do Governo".

Horas depois destas afirmações do presidente do Parlamento, o Executivo responde em conselho de ministros desta terça-feira, com a aprovação do decreto-lei relativo à orgânica do Governo, que passou a incluir a figura do vice-primeiro-ministro.

Para o jurista guineense Luís Petit a decisão do Governo em tentar salvar a nomeação ilegal é inconstitucional.

"Obviamente que a orgânica do Governo não é aprovada pelo Conselho de Ministros. Isto quer dizer que o próprio instrumento básico da criação do Governo é aprovado pelo Governo, o que é uma incongruência total. A orgânica do Governo é decretada pelo Presidente, com base na proposta do primeiro-ministro nomeado, logo depois da sua nomeação e antes da formação do Governo".

Petit diz que atual Constituição não prevê a figura do vice-primeiro-ministro.

A revisão constitucional é um tema em debate esta terça-feira na Faculdade de Direito de Bissau, juntado especialistas pró e contra a decisão unilateral do Presidente de avançar com uma proposta de Constituiçãopresidencialista. Outro debate terá lugar na primeira sessão da décima legislatura do Parlamento, que vai decorrer até 14 de janeiro.

Guiné-Bissau: Que lições tirar das últimas presidenciais?