1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Bissau: Magistrados suspendem greve por causa das eleições

Lusa
4 de outubro de 2019

Magistrados da Guiné-Bissau decidiram suspender greve para exigir a aplicação da lei sobre o novo estatuto remuneratório devido às eleições de 24 de novembro. Primeiro-ministro diz que interesse nacional foi preservado.

https://p.dw.com/p/3QjFs
Foto: Getty Images/AFP/Seyllou

"Apela-se aos magistrados para retomarem as suas atividades profissionais a partir de sexta-feira e manterem-se calmos e serenos na certeza de que os seus representantes se mantêm firmes e determinados em prosseguir na luta pela defesa dos seus direitos e interesses", refere-se no comunicado a que a Lusa teve acesso.

No documento, os representantes sindicais dos magistrados judiciais e do Ministério Público salientam que tomaram a decisão de suspender a greve devido aos "interesses superiores da Nação", nomeadamente a apreciação das candidaturas às eleições presidenciais. 

O Supremo Tribunal de Justiça tem de anunciar em 15 de outubro a lista dos candidatos aprovados para participar nas presidenciais.

No comunicado, os representantes sindicais salientam também que foi suspensa a greve que deveria começar na próxima segunda-feira (07.10).

Interesse nacional "preservado"

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, afirmou hoje que o interesse nacional foi preservado com o anúncio da suspensão da greve dos magistrados do país. 

"Após várias rondas negociais, ficou suspensa a greve dos magistrados. O interesse nacional deve ser preservado sempre. O país em primeiro lugar", escreveu Aristides Gomes, na sua página nas redes sociais. 

Na quinta-feira (03.10), a ministra da Justiça, Ruth Monteiro, disse acreditar que iria "prevalecer o bom senso". "Estamos a falar de titulares de órgãos de soberania que têm uma responsabilidade acrescida com o país e com o povo e estou convicta que o interesse do país vai falar mais alto", acrescentou.

No total foram submetidas para apreciação no Supremo 19 candidaturas às presidenciais.