1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Mais de mil angolanos só votaram este sábado

Lusa | tms
26 de agosto de 2017

CNE não conseguiu realizar a votação em municípios de quatro províncias, no dia 23 de agosto. Mas, segundo a porta-voz Júlia Ferreira, isto não altera os resultados provisórios já divulgados.

https://p.dw.com/p/2ityo
Eleições foram realizadas na última quarta-feira, dia 23 (Foto: Assembleia de voto em Luanda) Foto: Getty Images/AFP/M. Longari

Mais de 1,4 mil eleitores angolanos de quatro províncias foram este sábado (26.08) às urnas, em 18 assembleias de voto, depois de, por avaria de meios aéreos e face ao mau tempo, não terem votado na última quarta-feira, nas eleições gerais.

De acordo com a porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola, Júlia Ferreira, em causa estavam os eleitores em nove assembleias de voto no Moxico, cinco na Lunda Norte e uma em Benguela, num total de 15 assembleias de voto e 1,3 mil eleitores.

A estas, identificadas na quarta-feira como impossibilitadas de abrirem as assembleias de voto para as eleições gerais, juntaram-se depois três assembleias de voto em locais de "muito difícil acesso", em dois municípios da província de Malanje, num total de 120 eleitores.

"Por isso é que só estamos a usar meios aéreos. Houve algumas dificuldades de aterragem, mas felizmente hoje fomos bem-sucedidos, conseguimos depois de várias tentativas. Pese embora não seja um número muito elevado de eleitores, mas nós preferimos mesmo fazer este esforço para não comprometermos a observação do princípio da universalidade", explicou.

No dia 23 de agosto, data agendada para a realização das eleições gerais angolanas, o mau tempo e a avaria de meios aéreos impediram a organização das assembleias de voto em causa, pelo que os delegados de lista foram notificados para a realização da votação nas localidades apenas no sábado, 26 de agosto.

Resultados provisórios são os mesmos

Segundo Júlia Ferreira, a retoma do processo eleitoral nestas localidades não constitui impeditivo para a divulgação dos resultados provisórios, que arrancou na quinta-feira.

Os últimos dados provisórios da CNE - fortemente contestados pelos partidos da oposição, que têm o seu escrutínio paralelo - apontam para a vitória ao MPLA, com 61% dos votos e a eleição de João Lourenço para Presidente da República.

Na tarde deste sábado, o líder do princpial partido da oposição, Isaías Samakuva, disse que a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) não reconhece esses resultados, acrescentando que uma contagem paralela está a ser feita com base nas atas das mesas de voto.