1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Manuel de Araújo já não é cabeça de lista do MDM

19 de julho de 2018

Manuel de Araújo não vai concorrer pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM) nas eleições de 10 de outubro. Imprensa local diz que o edil de Quelimane será o cabeça de lista da RENAMO.

https://p.dw.com/p/31k0V
Foto: DW/P. Henriksen

Manuel de Araújo não vai concorrer como cabeça de lista do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) ao município de Quelimane, nas autárquicas marcadas para 10 de outubro. O autarca enviou uma carta de renúncia ao delegado do partido na cidade, Listano Evaristo.

"Estávamos a planificar levar o presidente Araújo a comícios e encontros. Agora, se recebemos este documento, estamos com bocas fechadas. Quando morre alguém em casa, as pessoas ficam muito tempo a procurar sítio onde enterrar", comentou Listano Evaristo

O MDM reuniu-se esta quinta-feira (19.07) de emergência para analisar a situação.

"Posicionamentos incoerentes"

Na carta que enviou ao delegado do partido na cidade, Araújo disse que a sua decisão se devia a "posicionamentos incoerentes" com os estatutos do MDM por parte de quadros do partido e a "acontecimentos ocorridos nas últimas sessões da Assembleia Municipal" de Quelimane.

Reportagem do correspondente da DW em Quelimane

A última sessão, na terça-feira (17.07), terá sido a gota de água. Manuel de Araújo entrou em rota de colisão com o presidente da assembleia, Domingos de Albuquerque, também do MDM, devido ao adiamento de uma votação sobre o nome de uma biblioteca.

A DW África tentou contactar Manuel de Araújo, sem sucesso.

Mudança para a RENAMO?

A Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), maior partido da oposição moçambicana, anunciou quinta-feira de manhã os nomes dos cabeça de lista que vão concorrer a cinco autarquias na província da Zambézia, mas não se pronunciou sobre Quelimane.

No entanto, alguns jornais moçambicanos avançam que Manuel de Araújo irá concorrer pela RENAMO nas próximas eleições autárquicas. "A RENAMO chamou de volta o seu antigo membro Manuel de Araújo para ser cabeça de lista para as eleições de 10 de outubro próximo", escreve o Diário da Zambézia.

O jornal Txopela também dá como confirmado que o edil será o "candidato da RENAMO para o município de Quelimane" e adianta que o dirigente será apresentado oficialmente pelo principal da oposição na sexta-feira (20.07).

Mais uma baixa no MDM

O MDM perde, assim, mais um membro sénior, depois da saída de Venâncio Mondlane, que era deputado do terceiro maior partido do país, e que na terça-feira (17.07) foi apresentado à comunicação social pelo secretário-geral da RENAMO, Manuel Bissopo, como membro do principal partido da oposição. 

"Sei que alguns quadros aqui hoje faziam parte de estruturas relevantes do outro lado [outros partidos], mas quero sinceramente dizê-los que entraram na casa certa", disse Bissopo.

A mudança de Venâncio Mondlane para a RENAMO acontece numa altura em que faltam menos de três meses para a realização das eleições autárquicas.

No final de junho, Venâncio Mondlane renunciou ao seu mandato como deputado no Parlamento pelo MDM, alegando "incompatibilidade e constrangimentos" no exercício da sua função.