1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

MDM lidera em Nampula e população exige cumprimento de promessas

Nelson Carvalho (Nampula)3 de dezembro de 2013

Segundo os dados provisórios divulgados pela CNE e pelo STAE, Mahamudo Amurane, do Movimento Democrático de Moçambique, lidera a contagem dos votos das autárquicas de Nampula. População já tem pedidos para o novo edil.

https://p.dw.com/p/1ASR2
Foto: N. Miguel Carvalho

O combate à pobreza urbana, falta de água potável e emprego, respeito pelos vendedores ambulantes e melhoria de várias infra-estruturas sociais são apontadas como as prioridades a serem atacadas por Mahamudo Amurane, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), que, de acordo com os resultados provisórios publicados esta terça-feira (03.12) pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) e pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), está na liderança após as eleições autárquicas de 1 de dezembro, no município de Nampula, com 53,21%, depois de contados os votos de 301 de um total de 312 mesas.

Seguem-se Adolfo Siueia, da FRELIMO, com 41,68%, Filomena Mutoropa, do PAHUMO, com 4,20%, e Mario Albino, da ASSEMONA, com 0,86%.

Cumprimento de promessas é principal exigência

Nurmomade Abacar, jovem desempregado e vendedor de rua, desafia o próximo edil a melhorar parques infantis, ruas degradadas e a cumprir as suas promessas aquando da "caça ao voto". "Muitas coisas que estamos aqui a ver na cidade não são reabilitadas", afirma este cidadão de Nampula, lembrando que os políticos prometem "melhorar, fazer isto, fazer aquilo, mas muitas coisas estão a estragar-se, como os parques e jardins onde brincávamos antigamente, porque estavam bonitos".

Nurmomade pede ao novo edil que organize os vendedores de rua e atribua credenciais para a sua identificação, sem, no entanto, lhes retirar a pouca mercadoria que vendem para sustentar as suas famílias, como acontece no atual mandato dirigido pelo economista Castro Sanfins Namuaca.

"Sofremos porque não estamos a vender em paz, a viver em paz. Pedimos que, quando ele entrar no poder, faça tudo o que o povo quer. O que costuma acontecer é os homens do nosso Conselho Municipal virem com carros e levarem as nossas mercadorias", conta.

Ricardo João, de 34 anos, outro jovem e funcionário público de Nampula, quer ver as vias de acesso melhoradas, os bairros transitáveis e a população envolvida no processo de municipalização. "Espero que esta nova direção seja inclusiva e que não tome decisões apenas dentro do gabinete", afirma.

Vox Pop Kommunalwahl in Nampula (Mosambik)
Rafael Omar, jornalista na delegação de Nampula da Rádio MoçambiqueFoto: DW/N. Carvalho
Vox Pop Kommunalwahl in Nampula (Mosambik)
Ricardo João, funcionário público de NampulaFoto: DW/N. Carvalho

Água potável também deve ser prioridade de Amurane

Anapaula João Martinho, residente no bairro de Muahivire, considera que a água potável e a corrente eléctrica deverão ser as principais prioridades do futuro presidente do município de Nampula. "A água faz-nos falta. E queremos mais hospitais", diz.

Rafael Omar, jornalista da Rádio Moçambique, delegação de Nampula, disse que a única esperança que tem no novo candidato é que trabalhe bem e melhor, sobretudo no cumprimento do seu manifesto eleitoral. Omar falou da problemática da falta de água potável, corrupção e falta de emprego, que muitos não conseguem resolver.

"Espero que faça com que os problemas que existem até agora desapareçam", resume, lembrando que o Mahamudo Amurane "promete que vai resolver estes problemas, como a corrupção nas instituições, particularmente no Conselho Municipal e a transparência na atribuição de terrenos". "Esperamos que tudo isto seja cumprido e que não se fique pela campanha eleitoral, em que as pessoas prometem mas depois, quando chegam ao poder, esquecem que prometeram alguma coisa".

Vox Pop Kommunalwahl in Nampula (Mosambik)
Anapaula João Martinho, residente em NampulaFoto: DW/N. Carvalho

MDM lidera em Nampula e população exige cumprimento de promessas

Saltar a secção Mais sobre este tema