1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Merkel pede unidade para metas climáticas

Reuters | tm
5 de junho de 2021

Em pronunciamento por ocasião do Dia Mundial do Ambiente (05.06), a chanceler alemã Angela Merkel apelou hoje a uma ação internacional conjunta para combater o aquecimento global.

https://p.dw.com/p/3uTQs
Screenshot Bundeskanzlerin Angela Merkel Anpsrache Video Tag der Umwelt
A chanceler alemã, Angela Merkel.Foto: bundeskanzlerin.de

O ano de 2021 poderá ser "um ano significativo" para "a importante questão da proteção climática", disse a chanceler da Alemanha Angela Merkel num vídeo veiculado neste sábado (05.06) para assinalar o Dia Mundial do Ambiente.

A chanceler disse que o acordo climático de Paris mostrou o caminho para limitar o aquecimento global a um nível tolerável. "Mas só podemos alcançar este objetivo se fizermos os maiores esforços em conjunto, tanto a nível nacional como internacional", explicou Merkel.

Na conferência sobre o clima em Glasgow (COP26), prevista para realizar-se no final de 2021, afirmou ela, os países "deverão dar um novo impulso a medidas concretas".

Deutschland | Symbolbild Kohleausstieg
Na Alemanha, um sinal de "stop" em frente à uma central de produção de energia a carvão.Foto: Reuters/W. Rattay

"Longo Caminho"

A Europa já percorreu um longo caminho. Na Alemanha, foram estabelecidos objetivos ainda mais ambiciosos, disse Merkel. "Estes objetivos são ambiciosos, mas podemos atingi-los", afirmou.

"Os instrumentos adequados estão em nossas mãos", disse. Um preço efetivo do CO2, a eliminação progressiva da produção de energia a carvão, a crescente expansão das energias renováveis e a mudança para a e-mobilidade.

"Agora e nos próximos anos é importante agir de forma decisiva para preservar o nosso ambiente, o nosso próprio sustento e para as gerações futuras, em qualquer parte do mundo".

Biodiversidade

Merkel advertiu que na área da biodiversidade, em particular, a situação é dramática. Até um milhão de espécies estão ameaçadas de extinção, disse ela. "Precisamos urgentemente de parar este desenvolvimento". A Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade na China, em outubro, poderá ser um marco para isto, disse.

Modou Fall, o incansável ativista antiplástico do Senegal

Uma das questões ambientais mais importantes do mundo é a luta contra os resíduos plásticos, disse a chanceler. Salientou que a partir de julho a produção de muitos produtos não recicláveis deixaria de ser permitida na União Europeia (UE).

A partir de 2022, os sacos de plástico leves seriam também proibidos de circular. "Vamos definiar: com vontade, será fácil e muito bom para o meio ambiente".

Eco África: As melhores ideias para proteger o meio ambiente