1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

++ Minuto a Minuto: Pós-eleições na Guiné-Bissau ++

Raquel Loureiro | Maria João Pinto | Guilherme Correia da Silva | Braima Darame (Bissau) | Nélio dos Santos | João Carlos (Lisboa)
12 de março de 2019

Oposição contesta reivindicação da vitória por parte do PAIGC. País aguarda a divulgação dos resultados provisórios. CNE divulga resultados esta quarta-feira (13.03).

https://p.dw.com/p/3ElK2
Guinea Bissau Wahlen l Präsidentschaftswahlen
Partidos políticos na Guiné-Bissau começam a divulgar os seus próprios resultadosFoto: Getty Images/AFP/Seyllou

Mais informações sobre o dia da votação das eleições legislativas na Guiné-Bissau:

++ Minuto a Minuto: Eleições na Guiné-Bissau ++

++ Minuto a Minuto: PAIGC vence as eleições de 2019 na Guiné-Bissau ++

 

Os principais acontecimentos da contagem dos votos na Guiné-Bissau:

- PAIGC e APU-PDGB assinam acordo de incidência parlamentar para "garantir estabilidade"

- Missões de observação da CPLP e União Africana são unânimes e saúdam ambiente de calma em eleições livres e transparentes

- Rede Nacional das Associações Juvenis apreensiva com pronunciamentos dos partidos antes da divulgação dos resultados oficiais

- PRS rejeita declaração de vitória do PAIGC. "É uma informação falsa", disse o porta-voz deste partido

- MADEM-G15 diz que ninguém venceu com maioria absoluta, condena "especulação" e pede que se aguardem resultados da CNE

- PAIGC declara-se vencedor das legislativas, segundo os dados recolhidos pelo partido. FREPASNA já reconheceu a sua derrota 

- Maioria dos observadores e monitores da sociedade civil fazem balanço positivo do escrutínio

- Resultados não confirmados do escrutínio estão a ser divulgados nas redes sociais

 

22:00 Encerramos aqui mais um dia de acompanhamento ao minuto dos desenvolvimentos pós-eleitorais na Guiné-Bissau. Voltamos às 7h, esta quarta-feira, dia em que está previsto o anúncio dos resultados provisórios pela Comissão Nacional de Eleições. Fique connosco!

21:38 Em declarações à imprensa, após a conferência, Domingos Simões Pereira e Nuno Nabian falam num entendimento entre os dois partidos "que vai garantir a governação e estabilidade" e a "construção de uma nova Guiné". Simões Pereira diz que "vai ficar muito claro que o PAIGC tem maioria" quando forem divulgados os resultados oficiais da CNE, mas diz que é preciso "um consenso alargado".

21:00 O acordo de incidência parlamentar para garantir estabilidade no país após as legislativas de domingo foi anunciado pelos líderes do PAIGC e do APU-PDGB, Domingos Simões Pereira e Nuno Nabian, numa conferência de imprensa conjunta. O objetivo deste acordo é um "Governo estável e um parlamento estável durante quatro anos", disse Califa Seidi, terceiro vice-presidente do PAIGC, que anunciou o entendimento dos dois partidos. O anúncio deste entendimento surge antes do anúncio dos resultados provisórios da votação de domingo pela Comissão Nacional de Eleições, previsto para esta quarta-feira. Segundo fontes dos dois partidos, este acordo assegura uma maioria absoluta clara, depois do contexto de instabilidade recente no país.

20:31 PAIGC e APU-PDGB assinam em Bissau um acordo pós-eleitoral que visa obter a maior absoluta no novo Parlamento da Guiné-Bissau. O correspondente da DW África em Bissau, Braima Darame, presenciou o encontro.

Guiné-Bissau: PAIGC e APU-PDGB assinam acordo pós-eleitoral

20:10 A missão de observação eleitoral da União Africana fala em "ambiente de paz, calma e serenidade" do processo eleitoral guineense e "exorta todos a respeitar o veredicto das urnas". Na voz do chefe da missão, Rafael Branco, a organização elogia as condições em que decorreu a votação e o apuramento dos votos, destacando a participação ativa da comunidade internacional e a presença "discreta" das forças militares.

UA: Eleições guineenses foram "livres e transparentes"

19:43 Luiz Pedroso, chefe da missão de observação eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, apresentou há momentos à imprensa a declaração preliminar da organização, que saúda o civismo dos guineenses nas eleições de domingo, esperando que isso seja um sinal para a estabilidade do país.

Eleições na Guiné-Bissau: CPLP saúda civismo e serenidade

A CPLP regista ainda "com agrado a elevada participação de mulheres no exercício do direito de voto, bem como a sua presença ativa como membros das mesas". Recorde aqui o trabalho da DW África no Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, sobre a desilusão das mulheres guineenses com os partidos políticos.

18:40 O Movimento Nacional da Sociedade Civil da Guiné-Bissau criticou hoje os partidos políticos guineenses por anteciparem publicamente eventuais resultados eleitorais, apelando ao cumprimento do código de conduta e ética, assinado em fevereiro. Em comunicado divulgado à imprensa, o Movimento Nacional da Sociedade Civil guineense pede também aos partidos políticos para cumprirem com estabelecido na lei eleitoral e reservarem o anúncio dos resultados à Comissão Nacional de Eleições. A organização não-governamental pede aos guineenses para manterem o civismo demonstrado no domingo, dia em que se realizaram as eleições legislativas. "O Movimento Nacional da Sociedade Civil manifesta o seu repúdio a qualquer ato suscetível de minar o cumprimento do código de conduta ética e eleitoral e a paz eleitoral", refere a organização não-governamental.

18:34  Enquanto se aguarda a divulgação das primeiras conclusões das missões de observação da CPLP e da União Africana, um apelo da CEDEAO: a organização pede à Guiné-Bissau que promova um "diálogo inclusivo" que permita uma "consolidação da paz" no país, após as eleições de domingo. Na declaração preliminar da sua missão de observação, a CEDEAO faz "um apelo à todos os guineenses a trabalhar incansavelmente para a consolidação da paz, coesão nacional e a persistir no diálogo inclusivo, a fim de preservar o interesse geral do país".  

"Estas eleições legislativas, que decorrem num contexto bastante particular da vida política do país, são anunciadas como uma solução vital para a saída da crise interna e para o retorno do país a uma trajetória estabilizada dentro da comunidade internacional", considera a CEDEAO.

Guinea-Bissau Parlamentswahlen
Rafael Branco liderou a missão de observadores eleitorais da União Africana, no domingo.Foto: DW/Nélio dos Santos

17:55 As missões de observação eleitoral da União Africana e CPLP estão prestes a dar início à conferência de imprensa para a declaração preliminar sobre a votação.

17:00 Os jovens guineenses aguardam com alguma apreensão a divulgação dos resultados eleitorais pela CNE. Em causa, a especulação nas redes sociais e os pronunciamentos dos partidos políticos concorrentes antes do anúncio oficial da Comissão Nacional de Eleições, marcado para quarta-feira. A DW África falou com o presidente da Rede Nacional das Associações Juvenis da Guiné-Bissau, Seco Duarte Nhaga, que apela à contenção dos partidos e pede aos jovens que não se deixem manipular.

Guiné-Bissau apreensiva à espera do resultado das eleições

15:15 A embaixada dos Estados Unidos Unidos - Escritório de Ligação de Bissau felicita "o povo, os partidos políticos e o Governo da Guiné-Bissau pela organização de eleições legislativas bem sucedidas". Em comunicado, a representação norte-americana destaca as contribuições da CEDEAO, da União Africana, da CPLP, do Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) e da União Europeia e diz que "testemunhou um processo de votação aberto, pacífico e eficiente nas assembleias de voto em todo o país". 

15:06 À semelhança da FREPASNA, dois partidos políticos reconheceram esta terça-feira a derrota nas eleições de domingo. O líder do Partido Democrático para o Desenvolvimento (PPD), Policiano Gomes, admitiu que a sua formação política perdeu e reconheceu que o pleito decorreu de forma positiva. Já o presidente do Movimento Patriótico, o pastor José Paulo Semedo, fez saber que o partido não atingiu os objectivos preconizados, mas está satisfeito pela confiança transmitida pelo povo.

Guinea-Bissau Policiano Gomes
Policiano Gomes (ao centro) assume a derrota do PPD, que não conseguiu, segundo o líder do partido, atingir "a meta da eleição de, pelo menos, um deputado".Foto: DW/Braima Darame

14:24 A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) saudou hoje o civismo dos guineenses nas eleições de domingo, esperando que isso seja um sinal para a estabilidade do país, que nos últimos quatro anos viveu num bloqueio político.

 "O civismo e serenidade" com que a população da Guiné-Bissau exerceu o seu direito de voto "constitui um importante contributo à boa governação, à estabilidade e ao desenvolvimento económico e social, bem como para o reforço da democracia e do estado de direito no país", refere a CPLP, numa declaração preliminar hoje divulgada.  

Segundo os observadores da CPLP, as mesas de voto "funcionaram de forma ordeira e pacífica", com o cumprimento das condições técnicas, como a presença de delegados de partidos políticos e outros observadores do processo. 

"Com base no trabalho que desenvolveu, a missão da CPLP considera que as eleições legislativas, do dia 10 de março de 2019, decorreram em consonância com as práticas internacionais de referência, no respeito pelos princípios democráticos e direitos políticos consagrados na Constituição da República da Guiné-Bissau e de acordo a lei eleitoral do país", pode ler-se no comunicado.  

"Numa democracia, os resultados eleitorais são sempre base necessária da normalidade institucional", alertam os observadores. 

A missão, que contou com 18 observadores e foi chefiada pelo diplomata brasileiro Luiz Eduardo Villarinho Pedroso, organizou-se em sete equipas de vigilância que cobriram as regiões de Bafatá, Cacheu, Biombo, Bissau, Gabu e Oio.

12:39 O civismo demonstrado pelo povo guineense, no passado domingo, continua a ser elogiado nas redes sociais.

11:45 O Nha Voto, plataforma que está a monitorar as eleições na Guiné-Bissau, "apela a todos os partidos um maior respeito pelas regras democráticas e observação escrupulosa do Código de Ética e Conduta Eleitoral que assinaram e que se comprometeram respeitar". Numa nota divulgada na sua página online, esta plataforma exorta os partidos a parar com " as manobras que visam por em causa a credibilidade do processo e esperar que a CNE divulgue oficialmente os resultados eleitorais".

10:55 Vítor Pereira, porta-voz do Partido da Renovação Social (PRS) garantiu, esta manhã, em conferência de imprensa, que o povo não conferiu a ninguém a "maioria confortável" para governar sozinho nas eleições de domingo. Após "a infeliz declaração [de ontem] do PAIGC sobre os resultados eleitorais", o PRS explica que, "de acordo com as informações que os partidos têm, nenhuma das forças políticas atingiu sequer a barra dos 40 deputados, por isso é falsa a informação da maioria folgada que o PAIGC sustenta para semear a confusão".

Guiné-Bissau: PRS reage à declaração de vitória do PAIGC

10:38 O que dizem e pensam os principais partidos políticos guineenses, a sociedade civil e a comunidade internacional sobre as eleições deste domingo (10.03). 

07:20 De acordo com o nosso correspondente em Bissau, é com "muita apreensão" que a população está a aguardar a divulgação dos resultados provisórios das legislativas.  "As pessoas acreditam que poderá haver confusão nos próximos dias", explicou Braima Darame. Desde domingo, conta, os quatro principais partidos têm estado a anunciar, através das redes sociais, a sua vitória com maioria absoluta. "São situações que colocam ainda mais dúvidas aos guineenses sobre se os partidos vão mesmo aceitar os resultados que vão ser anunciados pela CNE. As pessoas não acreditam que isto acabe de forma aceitável", diz. Na segunda-feira, vários observadores disseram à imprensa nacional que há o grande risco de algum partido não aceitar os resultados e criar distúrbios na capital, colocando manifestantes nas ruas em protesto. Tudo está em aberto, tudo é possível", conclui Braima Darame.

07:02 Observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) fazem, esta terça-feira, o balanço preliminar das eleições legislativas.

07:00 Continua a contagem de votos na Guiné-Bissau. Esta terça-feira (12.03) é esperada a reação da segunda maior força política no país, o PRS, sobre os resultados que têm estado a ser divulgados pelos partidos. Ontem, ao fim do dia, o PAIGC declarou-se o vencedor do escrutínio. 

Guinea-Bissau Parlamentswahlen
Foto: Getty Images/AFP/SEYLLOU

 

DIA 1 - Contagem de votos das eleições legislativas de 10 de março na Guiné-Bissau

21:55  E chegamos ao fim do acompanhamento ao minuto do primeiro dia após as eleições legislativas na Guiné-Bissau. Esta terça-feira (12.03), a partir das 7h00, retomamos o trabalho para que fique a par de todos os desenvolvimentos pós-eleitorais. 

21:34 Nas redes sociais, continua o debate pós-eleitoral. No Facebook e no Twitter multiplicam-se imagens do dia da votação, mensagens de apoio aos candidatos e palavras de apreço ao povo guineense pela forma como decorreram as eleições no domingo.

21:07 Observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) remetem para esta terça-feira o balanço preliminar das eleições legislativas.

20:41 Depois de o PAIGC reivindicar vitória nas legislativas de domingo, o Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15), avisa desde já que ninguém ganhou as eleições com a maioria absoluta e que, pelos dados que tem, vai participar na governação da Guiné-Bissau nos próximos quatro anos. Em conferência de imprensa, Marciano Silva Barbeiro, diretor de campanha do partido formado essencialmente por antigos dirigentes e militantes do PAIGC, pediu "calma e serenidade" ao povo guineense e condenou a "especulação" e tentativas de confundir a população nas redes sociais e nos órgãos de comunicação.

Guiné-Bissau: MADEM-G15 diz que vai participar na governação

 

20:25 Chefe da missão de observação da CEDEAO diz que eleições na Guiné-Bissau decorreram "de forma pacífica e transparente". Kadré Désiré Ouedraogo espera que "todos aceitem os resultados".

CEDEAO: Eleições "de forma pacífica e transparente"

 

19:38 O PAIGC declara-se vencedor das eleições legislativas de 10 de março. De acordo com os dados recolhidos pelo partido, segundo o porta-voz João Bernardo Vieira, o povo conferiu ao PAIGC os destinos do país.

Guiné-Bissau: PAIGC declara-se vencedor das legislativas

18:32 A missão de observação eleitoral da CEDEAO faz um balanço preliminar da votação de domingo, numa conferência de imprensa em Bissau. Ao centro, o chefe da missão, Kadré Désiré Ouedraogo.

Guinea-Bissau ECOWAS gibt eine Erklärung zu den Parlamentswahlen ab
Foto: DW/B. Darame

17:38 A Célula de Monitorização Eleitoral, com 420 monitores um pouco por todo o país, faz o balanço do dia das eleições. Os monitores da sociedade civil afirmam que "as assembleias de voto, de um modo geral, abriram no horário determinado pela lei" e "dispunham de materiais logísticos à hora de abertura", apesar de "situações de falta de cadernos eleitorais em algumas mesas". O grupo salienta que "os eleitores compareceram em massa para exercer o seu direito de voto" e saúda "uma boa presença das forças de segurança nos centros de votação observados".

A Célula de Monitorização Eleitoral dá ainda conta de alguns "incidentes isolados", como a violência verbal em algumas assembleias de voto e eleitores com cartão cujos nomes estavam ausentes das listas, mas frisa que, "na maior parte dos casos, os incidentes foram resolvidos pelo diálogo".

17:15 Continuam os elogios ao processo eleitoral: o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, destacou hoje a "manifestação de civismo" que representou a forma como decorreram as eleições e retomou a intenção de visitar o país. Jorge Carlos Fonseca disse aos jornalistas que o ato eleitoral decorreu "da melhor forma possível, com tranquilidade". Tratou-se, na opinião do chefe do Estado cabo-verdiano, de "uma manifestação de civismo que é digna de nota, demonstração de civismo que não é a primeira vez que sucede nas eleições na Guiné Bissau". "Vamos aguardar os resultados destas eleições e acompanhar o processo de formação do novo Governo, esperando nós que as coisas continuem a correr bem e que os guineenses adquiram de uma forma definitiva os caminhos de progresso social económico e cultural que bem merecem", adiantou. 

Präsidenten Marcelo Rebelo de Sousa  Jorge Carlos Fonseca
Marcelo Rebelo de Sousa e Jorge Carlos Fonseca foram dois dos chefes de Estado a congratular a Guiné-Bissau pelas eleições legislativas de domingo.Foto: Cabo Verde Regierung

16:35  O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou hoje, em Cabo Verde, a "forma pacífica" e a "participação apreciável" nas eleições de domingo na Guiné-Bissau, escreve a agência Lusa. "Eu fiquei muito feliz, o Governo português já disse isso, pela forma como decorreu: pacífica, estável, normal, com uma participação apreciável, isto é, foi uma boa notícia", disse Marcelo Rebelo de Sousa. "Quando nós temos, num universo da comunidade a que pertencemos [CPLP], essas boas notícias, o ato eleitoral ter decorrido de forma tão democrática, serena e pacífica, isso é uma boa notícia, vamos esperar pelos resultados", afirmou. Marcelo Rebelo de Sousa esteve na cidade da Praia, onde fez uma escala depois de uma visita de Estado a Angola, que terminou no sábado. 

15:40 Missão Eleitoral da CEDEAO, chefiada por Kadré Désiré Ouedraogo, ex-primeiro-ministro do Burkina Faso e antigo presidente da organização regional, reuniu com o Presidente da República, José Mário Vaz, para felicitar o povo guineense pelo civismo e a forma ordeira como decorreram eleições legislativas. A CEDEAO está a recolher informações dos 40 observadores espalhados pelo país e fará o balanço preliminar do escrutínio ainda esta tarde. Para já, o líder da missão saúda o processo eleitoral que ajuda o país num caminho "em direção à estabilidade e democracia". 

15:23 Resultados provisórios das eleições serão divulgados na quarta-feira, diz a porta-voz da CNE Felisberta Moura Vaz, apelando "à tolerância, serenidade, sentido de responsabilidade de todos os atores políticos e órgãos de comunicação social". Segundo a porta-voz, a Comissão Nacional de Eleições ainda não está em condições de divulgar a taxa de participação que foi, "no geral, positiva".

Guiné-Bissau: CNE faz o balanço das eleições

14:20  A sede da Comissão Nacional de Eleições na capital está esta segunda-feira sob a vigilância da ECOMIB, a força da CEDEAO, enquanto se aguarda a divulgação do balanço do ato eleitoral. "A CNE é a única instituição autorizada a avançar os primeiros resultados no espaço de 48 horas" após a votação de domingo, disse à agência de notícias France Presse um porta-voz da Comissão Eleitoral. "Recolhemos as atas em Bissau e os partidos políticos também recolheram as suas. Faltam as dos interior do país, que chegam a conta-gotas", acrescentou o porta-voz da CNE.

13:06 Baciro Djá, líder do partido Frente Patriótica para a Salvação Nacional (FREPASNA), reconhece derrota nas eleições. "Consideramos que o nosso resultado foi péssimo e a responsabilidade máxima é minha, enquanto presidente do partido", declarou Baciro Djá, numa conferência de imprensa, esta manhã, em Bissau. Aos jornalistas, o candidato explicou que as suas declarações são baseadas nos resultados apurados pela sua equipa de monitorização. O partido tinha como objetivo eleger "entre 29 e 30 deputados, um em cada círculo". Um objetivo que falhou, explica, "não por falta de trabalho e dedicação", mas porque [o FREPASNA] optou por fazer "uma política ligada à moralidade, verdade e à ética" e não uma política de suborno e corrupção".

Guiné-Bissau: Baciro Djá reconhece derrota nas legislativas

11:15 Antigo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Pereira Neves, felicita eleições no "país irmão".

10:18 O favorito à vitória das legislativas na Guiné-Bissau é o PAIGC. Seguem-se, segundo analistas, o PRS, o MADEM-G15 e o FREPASNA. A DW África falou com os líderes destes partidos. Recorde...

Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15

Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC)

Partido da Renovação Social (PRS )

Frente Patriótica para a Salvação Nacional ( FREPASNA )

Outros partidos candidatos são: Partido da Convergência Democrática (PCD)lAssembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB)lPartido da Nova Democracia (PND)lUnião para Mudança (UM) lPartido da Unidade Nacional (PUN)lCongresso Nacional Africano (CNA)lMovimento Democrático Guineense (MDG)lPartido Republicado da Independência para o Desenvolvimento (PRID)lMovimento Guineense para o Desenvolvimento (MGD)lPartido Social Democrata (PSD)lPartido da Renovação Social (PRS).

Guinea-Bissau Wahlen
Os resultados provisórios devem ser anunciados esta terça-feira (12.03)Foto: Getty Images/AFP/Seyllou

09:29 A Missão de Observação Eleitoral da CEDEAO, chefiada pelo antigo presidente da Comissão, Kadré Désiré Ouedraogo, fará o balanço preliminar da votação deste domingo, por volta das 17:00, em Bissau. Esta manhã, estará reunido com todas as missões de observadores e com o Presidente da República, José Mário Vaz.

09:20 Durante a manhã desta segunda-feira, têm estado a surgir nas redes sociais, muitas notícias sobre os resultados das legislativas, dá conta o correspondente da DW em Bissau, Braima Darame. Devido à apreensão dos guineenses em relação ao futuro do país, têm estado a ser divulgados, por parte dos militantes e simpatizantes do PAIGC, MADEM-G15 e PRS, resultados não confirmados. É de salientar que a divulgação dos resultados oficiais só compete à CNE.

08:40 O Presidente da República português disse estar "feliz" com a forma como decorreu o ato eleitoral na Guiné-Bissau e mostrou-se "expectante" em relação ao que se irá passar no país. Marcelo Rebelo de Sousa falou aos jornalistas, este domingo(10.03), à chegada à cidade da Praia, em Cabo Verde, depois da sua visita de Estado a Angola.
 
07:54 Nas redes sociais, é visível a satisfação pelo modo como decorreu o ato eleitoral deste domingo (10.03). A Guiné-Bissau está de parabéns, consideram observadores eleitorais, guineenses e instituições.

07:37 A Organização das Nações Unidas saudou as legislativas na Guiné-Bissau. Num comunicado publicado no seu site, a ONU dá conta também do ambiente "tranquilo" que se registou no país este domingo (10.03). David Mclachlan-Karr, membro da equipa das Nações Unidas enviada às eleições, dá os parabéns à população que, "em todo o país, saiu [às ruas] para votar, pacificamente e com muito orgulho cívico". 

07:20 Tal como as missões de observação eleitoral da CEDEAO, da União Africana e da CPLP, as organizações da Sociedade Civil, agrupadas na Célula de Monitorização Eleitoral, fizeram um balanço positivo da votação. À DW África, o presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Augusto Mário da Silva, um dos 420 monitores nestas eleições, confirmou que o "processo de votação decorreu num ambiente de tranquilidade".  O mesmo representante deu conta do registo de "algumas falhas", mas "que foram imediatamente supridas", não tendo havido "grandes incidentes". "Houve pessoas que não votaram porque os nomes não constarem nos cadernos eleitorais, mas é uma situação que já estava prevista", explicou. Para Augusto Mário da Silva, tirando os atrasos na abertura das urnas em algumas localidades e trocas de cadernos eleitorais, "o processo de votação decorreu de forma regular e tranquila".

Guiné-Bissau: Observadores dão nota positiva ao processo eleitoral

07:10 O apuramento dos resultados dos 29 círculos eleitorais deve terminar esta segunda-feira (10.03). Na terça-feira  (12.03) será feito o anúncio dos resultados provisórios, anunciou a porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, Felisberta Vaz. Durante a manhã desta segunda-feira (11.03) é esperado o balanço do ato eleitoral por parte da CNE.

Guinea-Bissau Parlamentswahlen
Legislativas na Guiné-Bissau contaram com 118 observadores internacionais.Foto: DW/N. dos Santos

07:02 Em declarações aos jornalistas, após a votação deste domingo (10.03), o antigo primeiro-ministro e atual presidente da FREPASNA, afirmou que estas legislativas representam "uma oportunidade ímpar para os guineenses poderem encontrar progresso, desenvolvimento, estabilidade e bem-estar". Considerando ser o candidato com mais experiência, e por isso o justo vencedor, Baciro Djá chamou a atenção para a importância desta votação. "Não é um jogo Benfica vs Sporting, mas um jogo da seleção, onde os guineenses escolherão os dirigentes que vão dirigir o futuro do nosso país e das suas famílias", disse. O líder do partido FREPASNA disse ainda que "aceitará" qualquer um dos resultados e frisou que: "a Guiné-Bissau não tem problemas com votação, tem problemas em escolher os dirigentes com vocação para a política", por isso, apelou, "votem nos dirigentes com experiência política, não nos aventureiros e não naqueles que tiveram vocação para fazerem comércio e tiverem insucesso".

07:00 Continua em todo o território nacional o processo de contagem de votos das eleições legislativas deste domingo (10.03).

Saltar a secção Mais sobre este tema

Mais sobre este tema

Ver mais artigos