1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Distinção de Daviz Simango gera polémica na Beira

Arcénio Sebastião (Beira)
16 de julho de 2018

Organização PMR-Africa distinguiu trabalho do edil da Beira, Daviz Simango, pela melhoria das infraestruturas no município. Mas FRELIMO fala em "prémios comprados" e RENAMO diz que a distinção é "um insulto".

https://p.dw.com/p/31X9Q
Daviz Simango, líder do MDMFoto: DW/S. Lutxeque

O município da Beira, no centro de Moçambique, foi recentemente distinguido por ter melhorado as infraestruturas e pelo trabalho realizado no que toca ao combate ao crime. O prémio foi atribuído pela PMR-Africa, uma organização internacional com sede na África do Sul, que também distinguiu o líder do Conselho Municipal, Daviz Simango - também presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) - como o presidente mais proativo do último ano.

No entanto, as distinções não agradaram a todos, especialmente aos partidos concorrentes.

Prémio "comprado" ou "merecido"?

A Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) diz que os prémios foram "comprados" e não atribuídos por mérito.

Em entrevista à DW África, Manuel Severino, porta-voz do partido no poder, afirma que a atribuição desta distinção é "incoerente" e aponta o dedo a Daviz Simango: "Ele usa dinheiro do erário público para procurar entidades que conhece e comprar esses prémios, para granjear cada vez mais a opinião pública", afirma.

Também a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), o maior partido da oposição, não concorda com a distinção. Albano Bulaunde, delegado político deste partido na província de Sofala, afirma que o prémio atribuído é "um insulto ao povo da Beira". E acrescenta: "Quero acreditar que, se fosse na Europa, não se atribuiríam medalhas a um presidente de município que escangalhou uma determinada cidade. Fazem isso porque nós, os africanos, deixamo-nos levar pelo dinheiro". 

Falume Chabane, RENAMO
Falume ChabaneFoto: DW/A. Sebastião

Mas há também quem considere que o município mereceu este prémio.

Na opinião de Falume Chabane, proprietário do jornal "O Autarca", o reconhecimento é merecido.

"Temos que perceber o histórico da Beira, o Daviz Simango, a gestão municipal da Beira é da oposição. Todos os processos têm sido difíceis. Felizmente, o comando de Daviz Simango ao nível do município da Beira tem conseguido superar todas as diferenças", afirma este cidadão.

Esta é uma opinião partilhada pelo munícipe Joaquim Timóteo: "[Daviz Simango] é um presidente que trabalha com fundos locais. Não tem tido apoio a 100% do Governo. Vimos algumas melhorias na cidade: em termos urbanização, há muitos bairros que melhoraram, têm vias de acesso, [e antes] os transportes públicos não conseguiam entrar, como é o caso do bairro de Manganhe, onde já entram".

Distinção de Daviz Simango gera polémica na Beira

Promessas por cumprir

Ainda assim, apesar de ter cumprido parte das promessas da campanha eleitoral, como são exemplos a reabertura do canal de Chiveve, mitigação da erosão costeira e construção da Praça dos Professores, há vozes que entendem que Simango fez pouco pelo munícipes. 

Paulo de Sousa, académico do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande, é uma delas: "[na zona de] Manganhe não se passa… e está tudo um caos aqui no [bairro de] Matacuane. Não se vive perfeitamente. Então, a questão que se coloca é até que ponto há legitimidade de a um município como este ser atribuído um prémio? Qual é esse júri, está com os olhos fechados?"

Também Albano Bulaunde, da RENAMO, afirma que Daviz Simango não cumprirá as promessas eleitorais que fez.  "Enganou os beirenses. O que ele prometeu que havia de fazer não está a fazer. Aliás, ele está a agir como a FRELIMO", diz.

Na semana passada, o edil da Beira lançou a primeira pedra para a construção de uma unidade policial no bairro de Inhamizua e ofereceu uma viatura à corporação.

Saltar a secção Mais sobre este tema