1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Lutero Simango anuncia candidatura à liderança do MDM

Lusa
29 de setembro de 2021

O chefe da bancada parlamentar do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) e irmão do primeiro presidente desta força política oficializou a sua candidatura à liderança do partido. É o terceiro na disputa.

https://p.dw.com/p/412mq
Lutero Simango: "A nossa candidatura defende muito a união e a coesão interna"Foto: DW/R.daSilva

Lutero Simango concorre para a sucessão do seu irmão Daviz Simango, único presidente do MDM desde a sua criação e que morreu em fevereiro por complicações de saúde.

"A nossa candidatura defende muito a união e a coesão interna. Para que o nosso partido possa avançar para os próximos cinco anos tem de manter a união", disse esta quarta-feira (29.09) à comunicação social Lutero Simango, durante o lançamento da sua candidatura em Maputo.

O congresso que vai culminar com a eleição de um novo presidente para o MDM vai decorrer entre 03 e 05 de dezembro e o período de apresentação de candidaturas termina na quinta-feira.

Lutero Simango vai concorrer para o cargo contra José Domingos, atual secretário-geral do partido, e Silvério Ronguane, deputado da terceira força política com assento parlamentar em Moçambique.

Daviz Simango, antigo autarca da cidade da Beira e único presidente do MDM desde a sua criação, em 2009, morreu em 22 de fevereiro por complicações de saúde, durante um internamento na África do Sul.

A Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) detém uma maioria qualificada de 184 dos 250 assentos que compõem a Assembleia da República, a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) detém 60 e o MDM seis.

Moçambique: "Não vamos esquecer Simango"

Saltar a secção Mais sobre este tema