1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Membros da RENAMO saem às ruas contra Ossufo Momade

23 de novembro de 2020

Um grupo de membros da RENAMO saiu hoje (23.11) às ruas da cidade de Tete, centro de Moçambique, para exigir o afastamento de Ossufo Momade da liderança do maior partido da oposição. A manifestação acabou em confrontos.

https://p.dw.com/p/3lj05
Mosambik | Protest gegen Ossufo Momade
Foto: Privat

Ossufo Momade é acusado pelos manifestantes, entre outros aspetos, de má gestão e clientelismo dentro do partido Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), a maior força política da oposição em Moçambique. 

Entretanto, o delegado político provincial da RENAMO na província de Tete, Evaristo Tatamo, chamou os mentores destas contestações públicas contra Ossufo Momade de "palhaços”.

Em conferência de imprensa, que marcou o início da manifestação nesta segunda-feira (23), Hernani da Silva, porta-voz do grupo e membro da assembleia municipal de Tete pela RENAMO, acusou o líder do maior partido da oposição de "divisionismo, clientelismo e exclusão ao nível do partido". 

"Resignação voluntária e incondicional"

Mosambik | Protest gegen Ossufo Momade
Membros da RENAMO se manifestam contra Ossufo Momade em TeteFoto: Privat

"Estamos convictos de que o caminho mais seguro e rápido para o reforço da união interna do partido RENAMO seria, com todo o respeito à figura do general Ossufo Momade, a [sua] resignação voluntária e incondicional da presidência do partido", disse.

Entretanto, o grupo encabeçado por Hernani da Silva acredita ainda que uma uma possível saída para as crises internas dentro do partido RENAMO, seria a convocação de uma reunião extraordinária do Conselho Nacional do partido para que, segundo ele, "os quadros possam debater [o tema] de forma aberta e franca, para o bem do partido e dos moçambicanos", argumentou.

Os contestatários de Ossufo Momade em Tete denunciam que as crises internas dentro da RENAMO não estão apenas a ter consequências dentro do  partido, mas também para o país. Como exemplo, cita os ataques armados nas províncias de Manica e Sofala – atribuídos à Junta Militar, dissidente da RENAMO.

"Pedíamos que o Conselho de Estado que convocasse o Presidente Ossufo Momade para se explicar sobre o papel que [ele] pensa desempenhar para pôr fim ao conflito político militar na zona centro do país", apelou Hernani da Silva.

Mas, em entrevista à DW África, Evaristo Tatamo, o delegado provincial da RENAMO em Tete, nega divisionismo. Ele defende que o atual líder daquela formação política seja "um presidente legítimo segundo os estatutos do partido".

"São palhaços"

Mosambik | Protest gegen Ossufo Momade
Foto: Privat

"Se alguns se intitulam membros da RENAMO e contestam a liderança do partido e do presidente Ossufo Momade; para nós, esses são palhaços. E até podemos dizer que [isso] é um produto do nosso adversário, a FRELIMO", disse.

A manifestação desta segunda-feira (23.11) terminou com uma confrontação entre o grupo liderado por Hernani da Silva e o liderado pelo atual delegado político provincial – Evaristo Tatamo.

Questionado, pela DW África sobre as razões da confrontação, Tatamo respondeu: "nós, como RENAMO ao nível provincial, não podemos ficar alegres quando aparece um outro grupo que se diz ser da RENAMO [mas que está] a tirar mérito ao presidente. É por isso que os membros e simpatizantes ficaram furiosos, e tomaram aquelas medidas", argumentou.

Há indicações da existência de feridos em ambas as partes. Hernani da Silva acusou, também nesta segunda-feira (23.11), o delegado político provincial e o chefe nacional da mobilização da RENAMO de ameaças de morte.

Evaristo Tatamo negou as acusações, mas alerta que "se ele continuar a insultar e espalhar o presidente, acredito que os membros não poderão ficar alheios". E acrescentou, "paciência tem limite, não é a nossa vontade, mas o senhor Hernani, que se diz ser membro da RENAMO, deve recuar".

Por sua vez, Hernani da Silva nega que vá recuar, e justifica que este comportamento "mostra estarem no caminho certo".