1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Plano Quinquenal prevê criação de três milhões de empregos

Lusa
3 de março de 2020

Governo de Moçambique vai apresentar, nos próximos dias, ao Parlamento, proposta do Plano Quinquenal, estratégia cujo foco estará na criação de três milhões de postos de trabalho.

https://p.dw.com/p/3Yp72
Foto: DW/B. Jequete

O plano "visa adotar uma economia mais diversificada, identificando os setores competitivos com potencial de elevar a geração de renda e criação de emprego para os jovens", disse esta terça-feira (03.03) Filimão Suaze, porta-voz do Conselho de Ministros, após a reunião do órgão em Maputo.

Para a execução do plano, o Executivo moçambicano criou a Secretaria do Estado para Juventude e Emprego, uma nova entidade para o novo mandato que iniciou em janeiro, com a tomada de posse após a vitória da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) e do seu candidato, Filipe Nyusi, nas eleições de 15 de outubro do ano passado.

"Espera-se três milhões de empregos e há condições para que os números sejam alcançados", observou o porta-voz do Governo moçambicano, acrescentando que o documento está quase pronto.

Comparado com o plano anterior, para a nova estratégia, a mesma fonte destacou também a manutenção da paz, com o registo de ataques armados protagonizados por grupos desconhecidos em Cabo Delgado, onde pelo menos 350 pessoas morreram desde outubro de 2017 devido às incursões armadas.