1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique: Presidente do INSS acusado de corrupção

Lusa | tms
26 de dezembro de 2017

Em causa está a compra de quatro aviões, que, segundo o Ministério Público, não respeitou os procedimentos legais. Entre os arguidos estão um ex-diretor do INSS e o proprietário da empresa CR Aviation.

https://p.dw.com/p/2pxI1
Foto: picture alliance/dpa/W. Rothermel

Em Moçambique, o Ministério Público acusou de abuso de cargo ou função, simulação e peculato o presidente do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Francisco Mazoio, e o ex-presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Rogério Manuel, pela compra de quatro aeronaves.

Em causa está o processo judicial relacionado com a concessão pelo INSS, responsável por gerir a previdência social moçambicana, de 84 milhões de meticais (1,2 milhões de euros) à CR Aviation, empresa de Rogério Manuel, para a aquisição dos aviões.

Segundo o Gabinete Central de Combate á Corrupção (GCCC), o memorando assinado em 2014 entre as duas instituições não foi submetido à fiscalização do Tribunal Administrativo.

Além disso, de acordo com a acusação, a CR Aviation não apresentou um plano de recuperação dos investimentos feitos pelo INSS e a verba foi concedida sem nenhuma deliberação do conselho de administração da Segurança Social.

A informação foi publicada pelo jornal Notícias, principal diário de Moçambique. O jornal escreve também que, segundo o GCCC, no mesmo caso são acusados Baptista Machaieie, antigo diretor do INSS, e Miguel Ângelo Curado Ribeiro, ex-diretor-geral da firma de aviação CR Aviation. Eles são acusados de crimes de simulação e peculato.

"Finda a instrução preparatória e perante a prova indiciária obtida, o Ministério Público considerou estar perante ilícitos de natureza criminal, tendo deduzido a correspondente acusação", diz o despacho de acusação, citado pelo Notícias.

Saltar a secção Mais sobre este tema