1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

RENAMO está preocupada com nova formação política

Marcelino Mueia
14 de julho de 2022

Inácio Reis, mobilizador nacional do maior partido da oposição, a RENAMO, diz que não está contra a criação de partidos em Moçambique e que até agora nenhum membro mostrou vontade de se afastar.

https://p.dw.com/p/4E8rM
Mozambique | RENAMO worried about new political formation
Manuel de Araujo, edil de Quelimane, levado em ombros pelos seus adeptosFoto: Marcelino Mueia/DW

Nos últimos dias, a RENAMO tem vivido momentos de pressão pelo seu protagonismo nem sempre positivo nos meios de informação. Entre os temas que circulam está a pretensão de Yaqub Sibindy, sobrinho do falecido presidente da RENAMO, de criar uma coligação de partidos políticos da oposição com ideais do antigo líder, Afonso Dhlakama. Outra situação é a suposta criação e oficialização de um novo partido, a RENAM Democrática, com a sigla RD, cujo fundadores são desconhecidos até ao momento.

Alguns membros da RENAMO estão apreensivos com os acontecimentos. Há quadros a ser mobilizados para as vilas e regiões mais recônditas da província da Zambézia para sensibilizar membros a não integrar movimentos políticos que possam surgir dentro ou fora da RENAMO.

Não a uma segunda RENAMO

O chefe da Mobilização Nacional da RENAMO, Inácio Reis, disse em entrevista exclusiva à DW que não esta contra criação de partidos em Moçambique, mas não vai admitir uma segunda RENAMO.

Mozambique | RENAMO worried about new political formation
Os fundadores da RENAM Democrática permanecem incógnitosFoto: Marcelino Mueia/DW

"É tempo de começarmos a preparar as nossas bases para os desafios de amanhã, estamos a falar das eleições de 2023 e 2024, disse Reis, chamando a atenção para o facto de Yaqub Sibindy não ser membro da RENAMO e estar a explorar o nome de Dhlakama para se reestabelecer como político."[A RENAMO] é um partido que foi criado com um grande sacrifício, não é qualquer um que pode brincar com este nome", diz Inácio Reis.

O analista político Laurindo Verde avisa que o partido RENAMO, liderado por Ossufo Momade, pode perder a sua credibilidade se não estiver bem preparado.

"A RENAMO, na pessoa de Ossufo Momade, precisa de elaborar uma nova agenda para a RENAMO, como forma de a manter no contexto político em Moçambique. A RENAMO é um partido necessário para o processo de democratização de Moçambique, o seu desaparecimento é um recuo da democracia , adverte Laurindo Verde.

Moçambique: Desmobilizados da RENAMO vivem com medo

 

Moçambique encontra-se em preparação para as eleições autárquicas que se realizam em outubro de próximo ano, e para as eleições gerais que acontecem em 2024. No entanto, o ambiente político que se vive, em particular na Zambézia, entre os partidos parlamentares é de agitação.

O partido governamental FRELIMO aposta na vitória eleitoral na Zambézia. Eduardo Mulembwe, da brigada central da FRELIMO, falou concretamente de Quelimane.

"Resgatar! É preciso que isso fique claro: resgatar a cidade de Quelimane. Este é o nosso propósito e parece que as condições subjetivas e objetivas são como vento que sopra em nosso favor”, disse o responsável.

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) está calmo: a comissão provincial diz que está à espera de orientações centrais para iniciar os trabalhos com a base.

60 anos da FRELIMO: A juventude e o futuro do partido

Saltar a secção Mais sobre este tema