1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Desastres

Sobe número de afetados pela cólera em Cabo Delgado

4 de maio de 2019

Número de doentes registados na província chega a 52, segundo atualização feita pela diretora provincial de Saúde em Cabo Delgado, este sábado (04.05). Distritos afetados são Pemba e Mecúfi. Nenhum óbito foi registado.

https://p.dw.com/p/3HvIG
Mosambik - Cholera-Behandlungszentrum in Pemba
Paciente dá entrada no Centro de Tratamento de Cólera, em PembaFoto: DW/D. Anaclero

Anastácia Lidimba disse que na cidade de Pemba, só este sábado (04.05), deram entrada no Centro de Tratamento de Cólera 20 pacientes, subindo para 45 o número de casos detetados, após o ciclone Kenneth. O distrito de Mecúfi, que também está a ser assolado pela doença, registou duas novas entradas, totalizando sete casos.

A província conta já com dois centros de tratamento de Cólera, localizados em Mecúfi e na capital provincial, Pemba.

Falando sobre a vacina, cuja administração em Cabo Delgado estaria a ser negociada, a diretora provincial disse que o material ainda não chegou à província.

Anastácia Lidimba destacou ainda o trabalho realizado nas comunidades como sendo a chave "para a eliminação e redução de casos de diarreia e cólera. "Temos médicos, técnicos, pessoal formado e capacitado para trabalhar nas capacidades. Estamos a fazer o trabalho porta a porta, em todos os bairros de Pemba, assim como no distrito de Mecúfi", afirmou.

"Até ao momento, não temos registado nenhum caso de óbito, o que significa que estamos a fazer o tratamento a tempo e horas," salientou Anastácia Lidimba.

Mosambik Zyklon Kenneth Überschwemmung
Cólera propaga-se através da águaFoto: picture-alliance/AP Photo/T. Mukwazhi

Prevenção a tempo

As autoridades já tinham anunciado na segunda-feira (29.04) a reabertura do Centro de Tratamento de Cólera, recinto habitualmente instalado no pátio central do Hospital de Pemba, antecipando o eclodir de um surto.

Esta sexta-feira (03.05), foi instalado o Centro de Tratamento de Cólera da cidade de Pemba e os doentes foram transferidos para aquele local.

Foi também anunciado que estavam a decorrer contactos com parceiros para iniciar uma campanha de vacinação a administrar nos distritos de Pemba, Mecúfi, Ibo Quissanga e Macomia.

Pemba e Mecúfi não foram diretamente atingidos pelo ciclone, mas são os distritos que mais sofreram com as chuvas intensas e as inundações que se seguiram.

A cólera é frequente na época das chuvas na região e apesar de ser uma doença tratável, propaga-se através da água e de alimentos contaminados.

Fenómenos subsequentes

O ciclone Kenneth foi o primeiro a atingir o norte de Moçambique, em 24 de abril.

A tempestade matou 41 pessoas, segundo o levantamento provisório das autoridades, e afetou cerca de 166.000 pessoas.

O surto de cólera que surgiu após o ciclone Idai, em março, no centro do país, infetou cerca de 4.000 pessoas e provocou oito mortes, sendo que uma campanha de vacinação imunizou 900.000 pessoas.

Moçambique foi pela primeira vez atingido por dois ciclones na mesma época chuvosa (de novembro a abril).